Ser professor na Cultura Digital: e agora?

Zuleica Aparecida Cabral

Resumo


Viver em meio ao turbilhão de informações proporcionado pelo advento da internet parece estar deslocando as identidades e exigindo um repensar, uma reconfiguração de identidades haja vista que, até então, acreditávamos estar em uma configuração com suas verdades e dúvidas, com modos dicotômicos para atuar na sociedade e em todas as práticas sociais. Sendo assim, o presente trabalho objetiva discutir como a cultura digital tem impactado as identidades docentes buscando situar em termos amplos as configurações historicamente estabelecidas por cultura tecendo uma discussão até a cibercultura que trabalha com a noção de compartilhamento em rede para construção de conhecimento, levando a (re)questionar as identidades de ser  professor nessa vertiginosa mudança tecnológica. Para contemplar a discussão proposta faremos uma análise Baktiniana de discursos de professores na tentativa de traçar caminhos das novas reconfigurações identitárias exigidas pela cultura digital. Finalizamos com algumas considerações já que discutir tecnologia é um campo ainda movediço e que exige percepção crítica de modo a não afirmar que “tecnologias” poderiam resolver os percalços da educação.


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