DANÇA, EXPRESSÃO E RITMO NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO UNIABEU: ESTUDANDO AS DESISTÊNCIAS DO GRUPO

Bernardete P C L Amaral, Davi Diego Santos

Resumo


A dança é um conjunto de informações que são passadas ao público que a assiste. Informações que podem ser interpretadas de muitas maneiras considerando a opinião de cada um dos presentes na platéia. Porém é no palco que se encontram os autores desse fenômeno entendido nesse estudo como “arte de dançar”. Diante desse fato foi criado no espaço acadêmico do Centro Universitário UNIABEU um grupo de dança cujo desejo é esse: expressar a arte de dançar. No entanto, nem sempre as questões iniciais apontadas num projeto podem ser as mais acertadas. Foi necessária a iniciativa do mesmo para que, depois das primeiras práticas em dança, se fizessem os primeiros e necessários ajustes. Assim, o presente estudo acadêmico teve como foco analisar e identificar a primeira problemática do grupo, ou seja, a desistência dos participantes do grupo Dança, Expressão e Ritmo, do Centro Universitário UNIABEU, após o primeiro ano de atividades ligadas ao PROBIN (Programa de Bolsa de Iniciação Científica). Além do estudo das desistências, outra questão levantada pelo estudo foi pensar nas possibilidades de reverter esse quadro para que o grupo pudesse continuar com as atividades no espaço universitário. Para isso foi realizada uma pesquisa com 15 (quinze) participantes desistentes, onde o intuito era levantar informações pertinentes a solução dessa situação problema. Foi utilizada uma metodologia de pesquisa participante e exploratória, pois o intuito do estudo foi levantar dados para análise e possível solução do problema. Considerou-se ao final deste estudo que o foco do problema das desistências estão relacionados a distribuição do tempo com a conciliação de trabalho/faculdade/grupo de dança. Em tempo nessas considerações apresentam-se as possíveis soluções para o problema.


Texto completo:

PDF

Referências


Referências Bibliográficas

BARBOSA, Belly. Vida Dança, Dança Vida. Edição: Escola de Cultura Física, Bahia, 1978

DAÓLIO, Jocimar. Da Cultura do Corpo. Campinas/SP: Papirus, 17ª Ed. 2011

FATIMA, Conceição Vianna. Dança: Linguagem do Transcendente. Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião, Universidade Católica da Goiás, Departamento de Filosofia e Teologia, 2001.

FREIRE, Paulo. A Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: Ed. UNESP, 2001

HASS, Aline Nogueira. GARCIA, Anelise Cristina dias e BERTOLETTI, Juliana. Imagem Corporal e Bailarinas Profissionais. Revista Brasileira de Medicina e Esporte, v. 16, n. 3 – Mai/Jun, 2010

MARQUES, Isabel A. Corpo dança e educação contemporânea. Pro-Posições v. 9, n2 (26) junho de 1998. Disponível em http://mail.fae.unicamp.br/~proposicoes/textos/26-artigos-marquesia.pdf, acessado em 21 de outubro de 2013.

SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do Esporte: conceitos e novas perspectivas. 2ª Ed. Barueri/SP: Manole, 2009.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª Ed. Ver. Atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, A. P. e FONSECA, M. P. S. O que é Inclusão? Reflexões de Professores acerca desse tema. Efdeports.com, Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 140, 2010. Disponível em http://www.efdeportes.com, acesso em 29 de novembro de 2010.

SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, Comunicação e Cultura: a Dança Contemporânea em cena. Campinas/SP: Autores Associados, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.