WEB RÁDIO EDUCATIVA E COMUNITÁRIA: ASPECTOS TÉCNICO-ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICO-FORMATIVOS DA EXPERIÊNCIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - CAMPUS DE BELO HORIZONTE

Alecir Francisco Carvalho, Cleder Tadeu Antão da Silva

Resumo


O presente artigo pretende apresentar e discutir a proposta de implantação de uma WEB Rádio na Faculdade de Educação da UEMG de Belo Horizonte (FAE/CBH/UEMG) originada a partir do resultado de uma pesquisa, em interseção com a extensão universitária, desenvolvida entre os anos de 2009 a 2014. A intenção do texto é fomentar a discussão que envolve a criação e a implantação de WEB rádios educativas e comunitárias, mediante a apresentação objetiva das seguintes etapas: a) a trajetória da pesquisa intitulada “O Rádio: uma proposta de implementação de uma rádio educativa na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais” e b) a experiência de concepção e gestão tecnológica da WEB Rádio Paraíba 29, no contexto de interseção da pesquisa com a extensão universitária.


Texto completo:

PDF

Referências


ARRUDA, E. Relações entre tecnologias digitais e educação: perspectivas para a compreensão da aprendizagem escolar contemporânea. In: FREITAS, M. T. A. (Org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. Cap. 01, p. 13-22.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO. A história do Rádio no Brasil. Brasília, 2008. Disponível em: < http://www.abert.org.br/site/index.php?/downloads/ artigos/124-ahistoriadoradionobrasi.html>. Acesso em: 01 abr. 2011.

BELLONI, M. L. O que é Mídia-Educação? Campinas: Autores Associados, 2005.

CAMÕES, M. C. L. S. Práticas culturais e formação de professores: desafios e perspectivas. In: GOUVEIA, G.; NUNES, M. F. (Org.) Crianças, Mídias e Diálogos. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009. Cap. 09, p. 175-192.

CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2003.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GOMEZ, G. O. De “ouvintes” a “falantes” da rádio, o desafio educativo com os novos “rádiouvintes”. In: PRETO, N. L.; TOSTA, S. P. (Org.) Do MEB à WEB: o rádio na educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Prefácio, p. 07-12.

KERKHOVE, D. A pele da cultura: investigando a nova realidade eletrônica. São Paulo: Annablume, 2009.

MCLUHAN, M. Visão, Som, Fúria. In: LIMA, L. C. Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. Cap. 04, p. 153-162.

PIMENTEL, Fábio Prado. O Rádio Educativo no Brasil: uma visão histórica. Rio de Janeiro: Soarmec, 2004.

PRETO, N. L.; TOSTA, S. P. (Org.). Do MEB à WEB: o rádio na educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

TEIXEIRA, M. M. et al. A rádio web universitária como modalidade educativa audiovisual em contexto digital: os casos da Espanha e de Portugal. In: PRETO, N. L.; TOSTA, S. P. (Org.). Do MEB à WEB: o rádio na educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Cap. 11, p. 175-196.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.