USOS DA INTERNET POR ALUNOS DO PROEJA DO IFRN MOSSORÓ

Samuel de Carvalho Lima, Tatyanna Sonnaly Oliveira de Brito

Resumo


O presente trabalho investiga as relações entre os alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Mossoró, e seus usos da internet. Realizamos uma pesquisa de natureza predominantemente qualitativa e exploratória, utilizando a aplicação de questionário para coleta de dados na turma de prováveis concluintes (oitavo semestre) do curso Técnico de Nível Médio em Edificações da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os dados emergentes da aplicação de questionário demonstraram que o acesso à internet é diário e por tempo moderado, de aproximadamente 1 hora, e que a utilização da internet é predominantemente para realização de pesquisas, com participação tímida e passiva em redes sociais. Os dados flagraram autocrítica positiva quanto ao conhecimento dos alunos sobre a internet, mostrando que os mesmos consideram-na uma ferramenta de aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, J. C. Os gêneros digitais e os desafios de alfabetizar letrando. Trab. linguíst. apl., Campinas, v. 46, n. 1, junho, 2007.

ARBACHE, A. P. B. A formação do educador de pessoas jovens e adultas numa perspectiva multicultural crítica. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro. Papel Virtual Editora, 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. CEB Parecer. CEB nº 11/2000, 2000.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 10ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

LIMA, S. C. Letramentos e atividades on-line em Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2009. 124f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará: Fortaleza, 2009.

LIMA, S. C. Uso de tecnologias digitais para o Ensino a Distância da compreensão e produção oral em língua inglesa por computador/WEB. RBLA, v. 13, p. 853-876, 2013. Disponível em: Acesso em: 10 de jun. 2015.

LOPES, S. P.; SOUZA, L. S. EJA: uma educação possível ou mera utopia. Revista Alfabetização Solidária (Alfasol), v. 5, 2005.

SOARES, M. B. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002.

STREET, B. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filologia e linguística portuguesa, n. 8, p. 465-488, tradução de Marcos Bagno, 2006.

XAVIER, A. C. Letramento digital e ensino. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (Org.). Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 133-148.

XAVIER, A. C Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y. Calidoscópio, v. 9, n. 1, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.