A JORNADA DO HERÓI NA NARRATIVA FICCIONAL NOS GAMES

Franciely Gonçalves Cardoso

Resumo


Como uma forma de entender o mundo as narrativas possuem um elemento primordial de identificação com o público: a personagem ficcional. Com os games eletrônicos a interatividade entre o público e a história acontece de uma maneira mais envolvente. Partindo de autores como MURRAY (2003) que argumenta sobre as narrativas no ciberespaço e CAMPBELL (1995) que discorre sobre a trajetória do herói através da história, este artigo objetiva discutir como se estabelece a relação do herói da narrativa nos games considerando a ações do interator. E assim, refletir sobre as possíveis faces do herói nos games.


Texto completo:

PDF

Referências


BURGER, J. M. Negative reactions to increases in perceived personal control. In: Journal of Personality and Social Psychology, v.56 n.2, p. 246-256, 1989.

CAMPBELL, Joseph. O herói de Mil Faces. Cultrix/Pensamento: São Paulo, 1995.

DELA COLETA, José Augusto. Atribuição de Causalidade: Teoria e Pesquisa. Rio de Janeiro, RJ. Editora FGV, 1982.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Tradução: HildegardFeist.

São Paulo: Companhia das Letras, 1994

KLONOWICZ, T. Discontented people: reactivity and locus of control as determinants of subjective well-being. In: European Journal of Personality, v.15, n.1 p.29-47, 2001.

MESQUITA, Samira Nahid de. O enredo. São Paulo: Editora Ática, 1987.

MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Editora: Unesp. Itaú Cultural. 2003.

SELIGMAN, M.E.P. Felicidade autêntica: usando a nova psicologia para a realização permanente. Trad. Neuza Capelo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.