Arte * Tecnologia * Artes Cênicas * Literatura

v. 1, n. 1 (2008)

Entre una estatua y un cuadro, entre un soneto y un
ánfora, entre una catedral y una sinfonia: ¿hasta donde habrán de llegar las semejanzas, las afinidades, las
leyes comunes? Y ¿cuáles son también las diferencias
que podrían decirse congénitas?
He aquí nuestro problema.
Étienne Souriau – La correspondencia de las artes

Vivo em minha própria casa, Jamais imitei algo de alguém
E sempre ri de todo mestre Que nunca riu de si também.
“inscrição sobre a minha porta” (Nietzsche. A Gaia da Ciência. Epígrafe)


A pesquisa é mais do que uma ação; é uma atitude. Atitude nascida do pensar, movimentada pelos desejo e paixão que as descobertas nos provocam.
Desvelar e revelar novas faces de um objeto, formular e reformular postulados, dizer e contradizer suposições: ações somente possíveis para aqueles que acreditam que o conhecimento é um bem que só se adquire com a vivência; e isto implica em nascer e renascer com a pesquisa. A práxis científica necessita de observação, experimentação e constatação para que as teorias sejam formuladas e o conhecimento, por sua vez, seja expandido.
Dentro desta perspectiva, inaugura-se aqui um espaço de discussão interdisciplinar para que os pesquisadores dos diferentes campos epistemológicos possam apresentar as suas descobertas e compartilhar com os autores e os leitores um pouco dos seus entendimentos acerca das relações
humanas no contemporâneo, num contexto onde pessoas e máquinas parecem se confundir, buscando compreender o humano a partir daquilo que lhe é mais peculiar: a linguagem.
Duas seções foram pensadas visando a contemplar a comunidade acadêmica: “Artigos”, para os autores que são professores pesquisadores — doutores, mestres e especialistas — e a seção “Descobrindo Cientistas” na qual
a Revista Artefactum abre um espaço para os alunos das graduações apresentarem o prelúdio de suas caminhadas, e compartilharem, com os nossos leitores, esse apaixonante início de jornada.


Boa leitura!
Conselho editorial

Sumário

Editorial

 
PDF

Artigos

Latuf Isaias Mucci
PDF
Ricardo Portella de Aguiar, Cida Donato
PDF
Consuelo Meira
PDF
Maria Elisa Rodrigues Moreira
PDF
Álvaro Caetano Pimentel Sobrinho
PDF
Maria Wellitania de Oliveira Cabral
PDF

Descobrindo Cientistas

Helena Anastácia Garritano de Oliveira
PDF