Arte * Tecnologia * Artes Cênicas * Literatura

v. 5, n. 1 (2010)

Exercício de linguagem ou “escritura”, na clave da semiologia de Barthes (1815-1980), estes Palimpsestos realçam o signo do frontispício do livro, na medida em que as marcas do que fora antes escrito luzem além da mera transparência; com efeito, por duas vezes e em três versões (omne trinum perfectum, reza o adágio latino), aparece o ato da escritura fazendo-se, engendrando-se, significando, num processo metalingüístico, exacerbado na arte moderna: “Uma breve história da pintura moderna” e “Observação minuciosa”, respectivamente dedicados a Mark Tansey e James Valerio. Nos endereçamentos de cada texto, aliás, pode-se encontrar uma chave para a leitura desses manuscritos pós-modernos, não mais escritos sobre pergaminhos, mas digitados e projetados na tela do computador.

MUCCI, Latuf Isaias. Ars Poética.
http://members.fortunecity.com/jorgecampos/latuf.html

Prezados leitores,
Em novembro de 2009 a Artefactum completou um ano de publicações. Nesse período, contamos com a participação de autores de todo o país, que nos prestigiaram com seus textos e reflexões, fazendo do periódico um excelente material de estudos e consultas. Os textos aqui publicados são frutos dos dois encontros realizados no mês de dezembro de 2009: o I encontro de autores da Artefactum, quando pudemos celebrar o primeiro aniversário da revista, e os Seminários Intersemióticos V, realizado pelo grupo de estudos Literatura e outras Artes coordenado do professor Latuf Isaias Mucci. Esperamos poder continuar contando com os nossos colaboradores e agradecemos a todos pelas valiosas contribuições que fazem da Artefactum uma excelente revista.

Boa leitura!
Cida Donato
Conselho editorial

Sumário

Editorial

 
PDF

Artigos

Alexandre Emerick
PDF
Fernanda Donato
PDF
Jane de Paula Malafaia
PDF
Márcia Cristina da Silva Sousa
PDF
Ricardo Portella de Aguiar
PDF
Suzete Venturelli
PDF
Tania T. S. Nunes
PDF
Wilson Oliveira da Silva Filho
PDF
Maria Aparecida Donato
PDF
Maria Cristina Gioseffi
PDF

Descobrindo Cientistas

Katja Augusto, Ana Cristina Viana, Cátia Vasconcellos Marques, Diego Dacal Arsenio, Francisco Aiello, Juliana Lisboa, Leonardo Caetano Lagden
PDF