A PRODUÇÃO CULTURAL ELABORADA PARA CRIANÇAS E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA CURIOSIDADE

Priscila de Oliveira Dornelles, Paulina de Almeida Martins Miceli

Resumo


O presente artigo pretende trazer uma reflexão acerca da influência da produção cultural elaborada para crianças (mídia, literatura e brinquedos) sobre as infâncias; e a formação da identidade infantil, como tal produção se apropria dos dispositivos das culturas infantis e como estas são afetadas pelos elementos simbólicos da cultura. Para tanto foram analisados episódios cotidianos e posts de uma rede social envolvendo crianças.

Como interlocutores na elaboração deste artigo trabalhamos com os Estudos Sociais da Infância com Marchi (2009), Corsaro (2011) e Sarmento (2002) para tratar das concepções de infância e criança, além da formação de suas culturas; com Hall (1997) e Kramer (1998) para desenvolver os conceitos de cultura na contemporaneidade; e com Ceccantini (2009) para trazer as questões atuais do campo da leitura.


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Referências


CECCANTINI, João Luís. Leitores iniciantes e comportamento perene de leitura. In: SANTOS, Fabiano dos; MARQUES NETO, José Castilho; RÖSING, Tania M. K. (orgs.). Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. – 1. ed. – São Paulo: Global, 2009. (p. 207-231)

CORSARO, William A. Sociologia da Infância. Tradução: Lia Gabriele Regius Reis. Ed. Artmed. Porto Alegre. 2011.

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MARCHI, Rita de Cassia. As Teorias da Socialização e o Novo Paradigma para os Estudos Sociais da Infância. Educação e Realidade. Porto Alegre. (34) 1. p. 227-246. jan/abr. 2009.

SARMENTO, M.J. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003.


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