NO CENÁRIO DOS MULTILETRAMENTOS: POTENCIALIDADES E POTENCIAIS DO MOODLE PARA ALUNOS DO BI DE ARTES DA UFBA
Resumo
A contemporaneidade presencia a predominância da cibercultura nos diversos campos de atividades de uma sociedade altamente letrada. O número de pesquisas sobre a relação tecnologia e linguagem percorre uma linha ascendente e proporcional aos novos modos de ser e fazer dos estudos linguísticos. O presente artigo traz a reflexão, sob a perspectiva dos multiletramentos, das entrevistas realizadas com alunos de uma disciplina presencial do Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Universidade Federal Bahia, durante a coleta de dados da pesquisa: “novomoodleufba e alunos do BI Artes: potencialidades e potenciais na perspectiva de multiletramentos”. Em fase de redação de dados obtidos através de instrumentais etnográficos (questionário, anotações de campo e entrevistas), a pesquisa tem por objetivo entender como os alunos compreendem sua produção e compartilhamento de textos na plataforma que funciona apenas como suporte à disciplina, e também compreender a(s) lógica(s) cultural (culturais) que pairam sobre essas experiências com e no ambiente virtual, o qual, junto com a aula presencial, é também locus de observação da pesquisa.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Proposta para o Plano Diretor de Tecnologia da Informação.Universidade Federal da Bahia (PDTI). Agosto/2014. Disponível em: . Acesso em 25 ago. 2014.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. et al. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006. 432p.
DIAS, R. Gêneros digitais e multimodalidade: oportunidades on-line para a escrita e a produção oral em inglês no contexto da educação básica. In: Gêneros textuais: teoria e prática de ensino em LE. Campinas: Mercado de Letras, 2005.
GARCÍA CANCLINI,Nestor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2008.
KALANTZIS, M.; COPE, B. Multiliteracies Pedagogy: A Pedagogic Suplement. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Org.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. Nova York: Routledge, 2006, p. 239-248. Disponível em: . Acesso em 27 jun. 2014.
LIMA, Mariana Batista de; DE GRANDE, Paula Bacarat. Diferentes formas de ser mulher na hipermídia. In: ROJO, Roxane (Org.). Escol@ conectad@: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013, p. 37-58.
MOITA LOPES, Luiz Paulo (Org.). Por uma linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. 279 p.
RICCIO, Nícia C. R. Ambientes Virtuais de Aprendizagem na UFBA: a autonomia como possibilidade. 2010. 363f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador. Disponível em: . Acesso em 12 abr. 2014.
ROJO, Roxane (Org.). Escol@ conectad@: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. 216p.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2007. 359p. Disponível em: . Acesso em 16 ago. 2014.
Apontamentos
- Não há apontamentos.