O PLANEJAR DOCENTE NO CONTEXTO DIGITAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Marcia Lorena Saurin Martinez, Tanise Paula Novello

Resumo


A Universidade Federal do Rio Grande – FURG é uma das instituições de ensino superior que integra o quadro de universidades que ofertam cursos a distância. Esse artigo tem como objeto de estudo, o Curso de Licenciatura em Ciências que se diferencia pela organização curricular constituída por interdisciplinas. A intenção desse estudo é compreender os desafios e potencialidades apontados pelos docentes na utilização de recursos tecnológicos ao planejar as interdisciplinas no contexto digital. A discussão será tecida a partir da análise dos registros realizados durante as reuniões de planejamento, utilizando como metodologia a cartografia, que permite o acompanhamento do processo. A partir da análise, percebemos como a utilização de recursos tecnológicos permitiu o compartilhamento de ideias e reflexões acerca do planejamento no contexto digital, evidenciando as dificuldades e potencialidades manifestadas pelos docentes. Dessa forma, o planejamento docente amparado pelas ferramentas digitais promoveu intenso diálogo, trocas e desafios que permitiu o aprimorar as estratégias metodológicas desenvolvidas no coletivo.


Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, G. & GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (S. Rolnik, trad, v. 4). São Paulo: Editora 34, 1997.

KASTRUP, V.; PASSOS, E.; ESCÓSSIA, L. da (Org.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.

KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 5 ed. Campinas.SP: Papirus, 2008.

MARTINEZ, M.L.S; NOVELLO, T. P. Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Revista Prisma.com, Porto: CETAC.MEDIA – Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação. p. 27 – 52, nº 28, 2015.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thompson Learning, 2007.

NOVELLO, T. P. Cooperar no enatuar de professores e tutores [tese de doutorado]. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande – FURG, 2011.

RUMBLE, G. A gestão dos sistemas de educação a distância. Brasília: Editora UnB: Unesco, 2003

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Curso de Licenciatura em Ciências-Rio Grande/RS. In: Projeto Pedagógico do curso de Graduação a distância Licenciatura em Ciências/FURG, 2011.

VALENTE, J. A. Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. Campinas: Unicamp-nied, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.