MÍDIAS E ESPAÇO DA SALA DE AULA NO ENSINO DE PROJETO ARQUITETÔNICO

Zoleni Lamim Braz Lamim Braz, Túlio Márcio de Salles Tibúrcio Salles Tibúrcio

Resumo


No contexto da sociedade contemporânea, caracterizada pela disponibilização abundante e das formas de comunicação, observa-se um processo de produção digital de uma nova arquitetura. Essa pesquisa aborda novas mídias nas salas de aula e no processo de ensino-aprendizagem do projeto arquitetônico. Esse artigo é parte da dissertação de mestrado, intitulada Novas Mídias nos cursos de Arquitetura e Urbanismo: relação entre tecnologia, espaço e pedagogia. Tem por objetivo investigar a inserção de novas mídias no ensino e em espaços das salas de aula, buscando entender a relação entre as novas tecnologias, o espaço e as pedagogias de ensino. Duas disciplinas de projeto arquitetônico em duas instituições federais de ensino foram utilizadas como estudos de casos. Foram investigadas as tecnologias inseridas nos espaços das salas de aula e quais tecnologias eram utilizadas por professores e alunos das disciplinas de projeto, utilizando os métodos do mapeamento tecnológico e o mapa comportamental. Primeiramente foi realizado o mapeamento tecnológico que consiste no mapeamento das tecnologias identificadas no ambiente das salas de aula, categorizadas em fixas e móveis e, posteriormente, o mapa comportamental para registrar o uso das tecnologias utilizadas pelos usuários no processo ensino-aprendizagem de projeto. Por último foi aplicação de questionários para verificar a percepção dos alunos e professores, mas não será discutida no escopo deste artigo. Como resultados foram identificados a inserção de novas e tradicionais mídias nos espaços das salas de aula e no processo ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico II e IV.


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