CONSUMO DO CORPO VIRTUALIZADO NAS REDES SOCIAIS

Robério Pereira Barreto

Resumo


este trabalho de pesquisa em fase inicial busca compreender a riqueza do signo corpo no universo da cibercultura que, de acordo com os princípios da semiótica é pura representação, ao tempo em que também se transforma em produto e moeda de compra e venda. A relação entre o corpo, o desejo e o consumo se estreita e mobiliza milhões de consumidores em busca da imagem do corpo perfeito para ser consumido; à exposição e aos comandos fetichistas do consumidor interessado em pagar pela exposição do corpo em tempo real, porém separado pelo ciberespaço vai além de consome imagens. Para esta discussão se elencou como objeto de observação e estudos, a recorrente propagação grupos de redes sociais que expõem em poses sensuais, eróticas e sexuais de seus participantes com o objetivo de vender seus corpos e práticas sexuais on-line.

Palavras-chave: Corpo virtualizado. Consumo. Redes sociais. Desejos


Texto completo:

PDF

Referências


BRUNO, F. (s/d). Mediação e interface: incursões tecnológicas nas fronteiras do corpo. Disponível em < http://www.ekac.org/USINOS-MedInterface.pdf >. Acesso em 12dez.2006.

COUCHOT, E. Tecnologias de Simulação. Revista de Comunicação e Linguagens, Lisboa: Editora Cosmos, p. 23-29, 1999

DUNLEY, Gláucia. A Festa Tecnológica: o trágico e a crítica da cultura informacional. São Paulo: Editora Escuta. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.

GIDDENS, A.; BECK, U & LASCH, S. Modernização Reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: UNESP, 1995.

KIERKEGAARD, S. O Conceito de Angústia. São Paulo: Hemus Livraria Editora, 1968.

LACROIX, M. O Culto da Emoção. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2006.

LASCH, C. A Cultura do Narcisismo: a vida americana numa era de esperanças em declínio. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1983.

LEMOS, A. Cibercultura e Mobilidade: a era da conexão. Razón Y Palabra, 41, 2004. Disponível em: http://www.cem.itesm.mx/dacs/publicaciones/logos/anteriores/n41/alemos.html> Acesso em 13 abril.2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.