GLOBALIZAÇÃO E CONVERGÊNCIA PELO DISCURSO PUBLICITÁRIO: ENTRE O SUJEITO DE MERCADO E A MÍDIA

Rosane da Conceição Pereira

Resumo


O artigo é um estudo crítico sobre a atribuição socioeconômica e política à globalização e à convergência da mídia local (regional) e global, ressignificada na mídia pela publicidade, para o sujeito de mercado capitalista. Trata da fundamentação da questão com base na análise discursiva francesa pecheutiana. Resulta na análise conceitual que parte de algumas propagandas e do contexto estudado. Conclui que o posicionamento ideológico do sujeito contemporâneo obedece à lógica do sujeito aprendiz na ou pela linguagem, interpelado a ser cidadão ou político e consumidor, além de identificado, não identificado ou desidentificado às lógicas anteriores do sujeito de religião e de direito, em face da sociedade da informação com a mídia.

 

Palavras-chave: discurso publicitário; mídia; sujeito de mercado.


Texto completo:

PDF

Referências


BENVENISTE, Émile. Problemas de lingüística geral I. Campinas: Pontes, 1995.

CADERNOS CEDEC (CENTRO DE ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA). “Entre o local e o global: governos subnacionais e sociedade civil na integração regional.” In: Cadernos CEDEC, nº 71, São Paulo, 2002 (Edição Especial CEDEC-PUC).

CALVET, Louis-Jean. As políticas lingüísticas. São Paulo: Parábola Editorial: IPOL, 2007.

CHOMSKY, Noam. Linguagem e pensamento. Petrópolis: Vozes, 1971.

DUBOIS, Jean [et al.]. Dicionário de linguística. São Paulo: Cultrix, 1998.

ESPECIAL PROFISSIONAIS DO ANO - 30 ANOS. TV Globo, Rio de Janeiro, 30 de novembro de 2008. 1 DVD (00:33:48), som, cor. Acervo da Autora.

FERREIRA, Maria Cristina Leandro (coord.). Glossário de termos do discurso: projeto de pesquisa : A aventura do texto na perspectiva da teoria do discurso: a posição do leitor-autor (1997-2001) / Orientadora: Maria Cristina Leandro Ferreira ; Bolsista de Iniciação Científica Ana Boff de Godoy. Porto Alegre: UFRGS. Instituto de Letras, 2001.

FINK, Bruce. O sujeito lacaniano: entre a linguagem e o gozo. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

FOLHA ONLINE - BBC. Entenda os principais pontos do Protocolo de Kyoto. Disponível em: . Acesso em: 16 de fevereiro de 2005, p. 1.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

GADET, Françoise; PÊCHEUX, Michel. A língua inatingível: o discurso na história da lingüística. Campinas: Pontes, 2004.

GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.

GREGOLIN, Maria do Rosário (org.). Análise do Discurso: as materialidades do sentido (org.). São Carlos: Claraluz, 2003.

GUIMARÃES, Eduardo; ORLANDI, Eni Pulcinelli (diretores e editores). Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: Pontes, 2002.

HARRIS, Zellig S. “Discourse analysis”. Langages 28, 1952. Tradução francesa in Langages 13, 1969, p. 8-45.

JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969.

LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Global, 1981.

ORLANDI, Eni Pulcinelli (org.). Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

________. “A Textualização Política do Discurso sobre a Terra” In: Discurso e Texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001a.

________. “Retomando a Palavra: Um Corpo Textual?” In: Discurso e Texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001b.

________. O que é lingüística? São Paulo: Brasiliense, 1995.

________ (org.). Política lingüística na América Latina. Campinas: Pontes, 1988.

________ (org.). Política lingüística no Brasil. Campinas: Pontes, 2007.

PAYER, Maria Onice. “Linguagem e sociedade contemporânea — sujeito, mídia e mercado”. In: RUA. Revista do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da Unicamp XI. NUDECRI. Campinas: Unicamp, 2005, p. 9-25.

PÊCHEUX, Michel (1975). O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1998.

________ (1982). Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni P. Orlandi et all. Campinas: Editora da UNICAMP, 1998. (Coleção Repertórios).

PEREIRA, Rosane da Conceição. Discurso e publicidade: dos processos de identificação e alteridade pela propaganda brasileira. Niterói: EdUFF, 2008.

ZOPPI-FONTANA, Mónica Graciela. “Cidade e discurso. Paradoxos do real, do imaginário, do virtual.”. In: RUA. Revista do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade. Campinas: NUDECRI, 1998, p. 39-54.

________. “Identidades (in)formais. Contradição, processos de designação e subjetivação na diferença.” In: Organon. Porto Alegre: s.ed., 2003, s.n., p. 245-282.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.