METODOLOGIA HÍBRIDA COMO ALTERNATIVA À METODOLOGIA EDUCACIONAL TRADICIONAL

Ricardo Augusto da Silva, André de Oliveira Garcia, Sérgio Ferreita do Amaral

Resumo


Atualmente, grande parte dos cursos de nível superior no modelo A2 do MEC demonstram-se carentes de inovações metodológicas, mas também são um espaço propício para a experimentação e aplicação de novas metodologias. Esse trabalho visa apresentar uma proposta de metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem,  especialmente para cursos de nível superior brasileiro do modelo A2. Esta  metodologia é suportada pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e faz uso de novas formas de aprendizagem como: Active Learning, Blended Learning e o Flipped Classroom, combinadas de tal forma que o aluno possa construir o conhecimento de forma eficiente e eficaz. A aplicação de tal metodologia também aponta para uma mudança na atuação do professor de mero transmissor de conhecimento para mediador do processo de ensino e aprendizagem. Como resultado, o aluno deixa de ser um simples receptor de conteúdo, passando a ser agente ativo no processo de ensino e aprendizagem, característica importante a todo cidadão inserido na sociedade da informação.



Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Adriana. (Org.); SATHLER, Luciano (Org.); JOSGRILBERG, Fábio B. (Org.). Educação a distância uma trajetória colaborativa. São Bernardo do Campo: Editora da Universidade Metodista de São Paulo, 2008.

BEHAR, Patrícia Alejandra. Modelos pedagógicos em educação a distância. Atmed, 2009.

BEHRENS, M. A. Projetos de Aprendizagem Colaborativa Num Paradigma Emergente. In: MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: ed. Papirus, 19a ed, 2012.

BELLONI, M. L. Educação a Distância. Campinas: ed. Autores Associados, 2008.

BRASIL. Decreto n.o 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Disponível em: . Acessado em 01/04/2015.

BRASIL, MEC. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância, 2007. Disponível em: . Acessado em 01/04/2015.

BRASIL, MEC. Portaria n. 335, de 6 de fevereiro de 2002. Elaboração de proposta de alteração das normas que regulamentam a oferta de educação a distância no nível superior e dos procedimentos de supervisão e avaliação do ensino superior a distância. Disponível em: . Acessado em 01/04/2015.

CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FARIA, J. G. A construção do conhecimento em cursos a distância. 2010. Disponível em:

CURSOS-DE-EAD>.

FREITAS, L. F. C.; FERREIRA, S. L. Evolução da EaD no Brasil. Um comparativo do Ensino Superior a distância versus o presencial. 2013. Disponível em: . Acessado em 07/04/2015

GOMES, S. J. S. Relação ensino-aprendizagem na educação à distância (EaD) no contexto do ensino superior. 2011. Disponível em:

. Acessado em 07/04/2015.

MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EAD: A Educação a Distância Hoje. Pearson Prentice Hall, 2007.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distancia - Uma visão Integrada. Thomson Learning, 2007.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, Papirus, 2007.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, Papirus, 19a ed., 2012.

OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Aula virtual e presencial: são rivais? Papirus, 2008.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the horizon, v. 9, n.5, p. 1-6, 2001. Disponivel em:

. Acessado em: 10/04/2015.

RASLAN, Valdinéia Garcia da Silva. Uma Comparação do Custo-Aluno entre o Ensino Superior Presencial e o Ensino Superior a Distância. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, 2009.

SACOOL, A; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. Mlearning e ulearning: novas perspectivas das aprendizagens móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

SANCHO, J. M., HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para transformar a Educação. Porto Alegre: ed. Artmed, 2006.

SCHNEIDER, E. I. et al. Sala de Aula Invertida em EaD: uma proposta de Blended Learning. Revista Intersaberes. Volume 8, n.16, 2013.

SINGH, H. Building Effective Blended Learning Programs. Issue of Educational Technology. Volume 43, p. 5154, 2003.

SHARPE, R. et al. The undergraduate experience of blended elearning: a review of UK literature and practice. The Higher Education Academy, 2006.

TAPSCOTT, D. A hora da geração digital. Rio de Janeiro: Agir, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.