ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DA TEORIA À PRÁTICA

Clícia Frigo

Resumo


Este trabalho tem como tema a Alfabetização e o Letramento. É de importância imensurável para o professor alfabetizador dominar estes conceitos e entender como o letramento acontece nas atividades realizadas em sala de aula com os alunos na medida em que estes são alfabetizados. O objetivo geral deste trabalho é verificar as diferenças entre a Alfabetização e Letramento levando em conta da teoria à prática, e estará embasado teoricamente pelos estudos da pesquisadora Anne-Marie Chartier. O conceito de letramento é ainda pouco conhecido, ou pode-se dizer não plenamente compreendido, em vista de que esta palavra surgiu na língua portuguesa há pouco tempo. Deve ficar claro, no entanto, que alfabetização e letramento se somam. A alfabetização dá ao sujeito a condição de ser capaz de ler e escrever e o letramento é o resultado da ação de aprender a ler e escrever, levando o sujeito ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita, que é a finalidade da educação.


Texto completo:

PDF

Referências


CHARTIER, Anne-Marie. Oralidade, alfabetização e letramento. Revista Pátio Educação Infantil. Ano VI, Nº 20, 2009.

______. Como nosso olhar sobre as crianças mudou: as novas psicologias do século XX. In: ESPINOZA, Ana Maria, et al. 30 olhares para o futuro. Editora Escola da Vila, São Paulo 2010.

______. Ensinar a ler e escrever, entre teoria e prática. Palestra apresentada na V Semana da Educação, da Fundação Victor Civita. São Paulo, 2010.

______. 1980 – 2010: trinta anos de pesquisas sobre a história do ensino da leitura. Que balanço? In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marilia: Oficina Universitária, 2011. Tradução de Thabatha Aline Trevisan e Bárbara Cortella Pereira.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.