A COMPLEXIDADE DA SALA DE AULA

Joabson Guimarães da Silva, Marcondes Menezes de Souza Dourado, Rita Cristina Coelho De Almeida Santiago

Resumo


Discute-se a complexidade da sala de aula, demonstrando-se que complexidade não é algo complicado, como pensam os alunos ao usarem tal termo quando consideram alguns assuntos difíceis ao entendimento. Apresenta a complexidade significando algo muito além do complicado, por estar ligada à noção de sistema em um contexto maior. Exploram-se algumas características de um sistema complexo, que é a sala de aula, são elas: Aberto e dinâmico, auto-organizado, não linear, sensíveis às condições iniciais e os atratores.  A metodologia utilizada será a revisão de literatura, visitando-se textos de autores que tratam da temática explorada; Desse modo, Edgar Morin, Gunter Uhlmann, Bar-Yam, L. Palazzo são alguns dos teóricos que contribuirão no processo discursivo e de construção desse artigo. Além disso, serão consideradas as nossas percepções como docentes da contemporaneidade, cujas experiências do dia-a-dia, em sala de aula, corroboram a ideia de que são as práticas dialógicas que fomentam a aprendizagem dos discentes.


Texto completo:

PDF

Referências


BAR-YAM, Fractals. 2000. Disponível em: http://necsi.org/guide/concepts/fractals.html. Acesso em: 12 jul. 2014.

BASTOS, Fernando. In: NARDI, Roberto (org.). Questões Atuais no ensino de Ciências. Educação para a ciência 2, 2. ed. São Paulo: Escrituras, 2009.

BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis. Comunidades Autônomas de Aprendizagem on-line na perspectiva da complexidade. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Ciências Naturais/ Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3. ed. Brasília: A Secretaria, 2001.

CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas). Sistemas Complexos: A fronteira entre a ordem e o caos (folder). Rio de Janeiro, 2003.

COLOM, J. Antoni. A (des) construção do conhecimento pedagógico: novas perspectivas para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

______, E. CIURANA, Emílio Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. 3. ed. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2009.

PALAZZO, L. Complexidade, caos e auto-organização. 2004. Disponível em: http://www.comp.ufla.Br/~monserrat/isc/Complexidade_caos_autoorganizaçao.html. Acesso em: 22 jul.2014.

RESENDE, L. A. S. Identidade e aprendizagem de inglês sob a ótica do caos e dos sistemas complexos. 2009. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

ROSA, Ivete Pellegrino; LAPORTA, Márcia Zorello; GOUVÊA, Maria Elena de. Humanizando o Ensino de Ciências: com jogos e oficinas psicopedagógicas sobre seres microscópicos. São Paulo: Vetor, 2006.

SILVA, Dirceu da; NETO, Vitoriano Fernandez; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. In: NARDI, Roberto (org.). Questões Atuais no ensino de Ciências. Educação para a ciência 2, 2. Ed. São Paulo: Escrituras, 2009.

SILVA, V. A dinâmica caleidoscópica do processo de aprendizagem colaborativo no contexto virtual: um estudo na perspectiva da complexidade/caos. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

UHLMANN, Gunter Wilhelm. Teoria dos Sistemas: do atomismo ao sistemismo. Versão pré-print. São Paulo: Instituto Siegen, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.