Avatar, Game e Subjetividade: Desdobramentos do Imaginário acerca do Corpo

danielly amatte lopes

Resumo


O trabalho aqui apresentado busca situar a figura do avatar, presente nos jogos eletrônicos (games) como representação gráfica do jogador no ambiente digital, dentro das discussões acerca do conceito de corpo e corporeidade na contemporaneidade. Para isso, buscamos apresentar questões relativas à construção desses conceitos tanto na atualidade quanto em momentos mais anteriores a ela. Relacionamos ainda, estas visões contemporâneas a cerca do corpo, aos efeitos promovidos pela inserção cada vez maior do homem contemporâneo na cibercultura.


Texto completo:

PDF

Referências


BRESSAN, Renato Teixeira & SILVEIRA JR. Potiguara Mendes da. Avatares em jogo: interfaces, processo e experiências. in: Revista Logos – vol.18, nª1 (2001): Dossiê – O estatuto da cibercultura no Brasil – DOI = http://www.e-publicações.uerj.br/index.php/logos/article/view/1229/15591

COLEN, E.M. & QUEIROZ e MELO, M de F. Os avatares como mediadores no jogo de papéis. In: Revista Lapid – vol. 05, nº1 (2010). DOI = HTTP://www.ufsj.edu.br/porta2-repositorio/file/revistalapip/volume5_n1/colen_e_queiroz_e_melo.pdf

CRUZ Jr, Gilson & SILVA, Eurineusa Maria. A (ciber)cultura corporal no contexto da rede: uma leitura sobre os jogos eletrônicos do século XXI. Rev. Bras. Ciênc. Esporte (Impr.) vol.32 no.2-4 Porto Alegre Dec. 2010. DOI = http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892010000200007

GENDLIN, E.T. Experiencing: A variable in the process of therapeutic change. American Journal of Psychotherapy. Vol. 15, 1961, 233-245 - Traduzido e adaptado por: João Carlos

Caselli Messias e Daniel Bartholomeu.

GRAU, Oliver. Arte Virtual. São Paulo: Editora UNESP, Editora SENAC, 2007.

GRENEIR, Christine. O Corpo. São Paulo: Annablume, 2005.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós – modernidade – Rio de Janeiro: DP&A editora, 2005.

HELD, Jacqueline, O imaginário no poder. São Paulo: Summus, 1980.

LE BRETON, D. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas, SP: Papirus, 2003.

OSBORNE, Harold. Estética e Teoria da Arte. – São Paulo: Cutrix, 1974.

SIBILA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais – Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu (org). Pedagogia dos Monstros – os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras – Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

RUDIGUER, Francisco. Cibercultura e pós-humanismo – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

TAKAHASHI, Jo. Dimensões do corpo contemporâneo. In: GREINEr, Christine && AMORIN, Claudia (org.) Leituras do Corpo. São Paulo: Annablume, 2010.

TURKLEY, Sherry. The Second Self – New York: Simon& Schuster, Inc, 1984


Apontamentos

  • Não há apontamentos.