IDENTIDADE E SUJETIVIDADE DOCENTE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt, Inês Maria Z. P. Almeida

Resumo


Este trabalho fundamenta-se em pesquisa de campo de abordagem qualitativa na qual através do dispositivo da memória educativa e entrevistas semiestruturadas buscou-se discutir a partir dos pressupostos teóricos da psicanálise, a dimensão subjetiva dos professores que compartilham a docência em um Ambiente Virtual de Aprendizagem e suas possíveis implicações na constituição da identidade/subjetividade dos mesmos. Neste sentido, propôs-se como objetivo norteador compreender se essa experiência repercutirá em sua prática pedagógica presencial e em EaD. Os resultados sugerem que as relações pedagógicas, compartilhadas por meio do AVA, são também permeadas pela subjetividade, transferência e identificação que ocorrem na relação com o Outro, contribuindo para a ressignificação da identidade/subjetividade e da prática docente, para além dos aparatos tecnológicos que utilizam, e interferem em sua formação ainda que de maneira inconsciente, uma vez que a atuação como tutor em EaD ou professor do presencial estão permeadas por uma identificação e sedução que se dirige ao Outro e se manifesta na subjetividade/identidade do professor como um sintoma(Mestria).


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Referências


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