EDUCAÇÃO LÍQUIDA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Resumo
O presente artigo visa analisar algumas características identificadas nos atos de ensinar e aprender nos tempos contemporâneos, denominados pelo sociólogo Bauman (2007) como “tempos líquidos”; refletir sobre a possibilidade de relacionar essas características à utilização de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) na educação; e observar a comunicação em inglês de alunos no Facebook. Para tanto, utiliza-se a metodologia qualitativa, com o suporte de uma revisão de literatura com base em autores pesquisadores como Prensky (2001, 2012), Bauman (2007), Mattar (2011), Mousquer e Roulim (2014), Lacorte (2015), Gomes et al (2015), entre outros, e da observação participante em um grupo criado na rede social Facebook, buscando observar a comunicação de alunos de inglês do nível básico, estudantes em um curso livre localizado no município de Itaperuna/RJ. Conclui-se que, assim como as relações têm assumido novas configurações, a educação tem passado por uma fase mais líquida, dinâmica, a cada geração. Por isso, professores e alunos assumem novos papéis, o que pode ocasionar (em alguns momentos), entre outros benefícios, a inversão dos espaços da sala de aula.
Palavras-chave: Educação líquida. Língua estrangeira. Tecnologias digitais.
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PDFReferências
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