Mass media, estetização e sensologia: a reflexão de Gianni Vattimo e de Mario Perniola sobre as transformações da sociedade contemporânea

Cláudia Dalla Rosa Soares

Resumo



Este artigo é uma reflexão sobre as transformações provocadas pelo avanço tecnológico, no século XX e XXI, em particular, o advento dos mass media, influenciando os rumos da Estética na contemporaneidade, e provocando o surgimento do fenômeno da estetização. Segundo Vattimo,  há, no presente, uma “estetização geral da existência”. Esse acontecimento se relaciona com advento dos mass media, uma vez que  os media provocam uma fragmentação dos “valores estéticos” e o enfraquecimento do “princípio de verdade” e do “princípio realidade”, propiciando assim a libertação das diferenças. Por isso, ele defende que a cultura de massas não homologou a experiência estética, mas evidenciou a multiplicidade de “belos”, dando à palavra a culturas diversas: a televisão, o rádio, os jornais provocaram uma explosão e uma multiplicação generalizada de diferentes visões de mundo. Perniola, ao contrário, sustenta que estetização reduz tudo a aparências, a imagens, ao espetáculo. Perniola critica o otimismo vattimiano diante dos mass media, uma vez que eles são responsáveis pela homologação e eliminação das diferenças.   Com base no diálogo entre Gianni Vattimo e Mario Perniola,  contrapõem-se aqui  estas duas orientações filosóficas em relação aos mass media e a estetização, apresentando os novos sentidos do estético no presente.


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Referências


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