A imperfeição e o corpo na televisão

Luciana Carmona Garcia Manzano

Resumo


 

O presente artigo busca -  a partir da abordagem teórica da Análise do Discurso e das reflexões da Semiologia histórica - observar o corpo imperfeito tornado visível na televisão e os sentidos que ele transmite na atualidade, dentro dos limites do que pode ser visto na televisão. Mais do que só um corpo, encontramos um corpo imperfeito, um corpo anormal, um corpo deficiente em contornos e funções físicas, que é dado a ver e que entra em um regime de visibilidade social, fazendo circular determinados sentidos e reforçando o (ou um) imaginário da inclusão social.



Texto completo:

PDF

Referências


AlmapBBDO/Hungri Man. Boca torta. Rio de Janeiro: Mars, dez. 2009. Disponível em: acesso em: 10 dez. 2010.

CARLOS, M. Depoimento de Mara Gabrilli. In: CARLOS, M. Viver a vida. Rio de Janeiro: Rede Globo de Televisão, 2009/2010. Disponível em: acesso em: 10 dez. 2010.

COURTINE, J.-J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. [1981] Tradução de Cristina de Campos Velho Birck et al. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

COURTINE, J.-J. O desaparecimento dos monstros. In: MIRANDA, D. S. (org.) Ética e cultura. São Paulo: Perspectiva: SESC São Paulo, 2004. (Debates; 299/ dirigida por J. Guinsburg)

PÊCHEUX, M. (1975) Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 3º edição. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi et al. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997.

PESSOTTI, I. A formação humanística do médico. Medicina, Ribeirão Preto, 29: 440-448, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.