AS TENSÕES DO CABULLA E A INDEPENDÊNCIA DA BAHIA: CONTEXTO PARA MODELAGEM DE GAME DIGITAL

Josenilda Pinto Mesquita

Resumo


Neste trabalho objetivamos tratar dos elementos de contexto histórico sobre independência da Bahia que servirá de fundamento para construção de um Game RPG Digital, nova linguagem de expressão do conhecimento em história. Esta experiência é realizada em meio ao componente curricular História, com a temática Independência da Bahia e tem público-alvo os estudantes do ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Salvador-Bahia. A proposta de jogo foi fomentada devido a necessidade de participação ativa e interativa dos estudantes da educação básica no componente curricular história, ausência percebida por todos os professores da disciplina, levando-nos a uma hipótese acerca das dificuldades apresentadas pelos discentes e a necessidade de uma inferface de interação lúdica, somado a uma proposta metodológica sócio construtivista e suas características peculiares para construção de conhecimento.


Texto completo:

PDF

Referências


FONTES

Jorna Idade d’Ouro do Brazil. Bahia: 1821-1823. Disponível em: . Acesso em: 24 de dezembro de 2011.

Jornal o Espelho, 3 de setembro de 1822. Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARAUJO. U. (s/d). A guerra da Bahia. Disponível em : . Acesso em 26 jul.2016.

CABALERO, S.; MATTA, A. O jogo RPG Digital na mediação da aprendizagem da escrita nas séries iniciais. UNEB: SENAI CIMATEC, Salvador, Maio, 2008.

CASTRO, Y. Falares africanos na Bahia. Rio de Janeiro: Topbooks, 2001.

NICOLIN, J. Artebagaço Odeart ecos que entoam a mata africano-brasileira do Cabula. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado da Bahia. Faculdade de Educação. Programa de Pós Graduação em Educação. Mestrado em Educação e Contemporaneidade. 2007

REIS,

LEMOS, A. Cibercultura e Mobilidade: a era da conexão. Razón Y Palabra, 41, 2004. Disponível em: http://www.cem.itesm.mx/dacs/publicaciones/logos/anteriores/n41/alemos.html> Acesso em 13 abril.2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.