TABLETS NA PEDAGOGIA HOSPITALAR: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE USO NUMA BRINQUEDOTECA

Cleyton Santana de Sousa

Resumo


Descreveu compreensivamente o uso do tablet numa perspectiva escolar e não escolar da Pedagogia Hospitalar, que aconteceu numa brinquedoteca, desvelando a sua potência didática, e para alcançar essa meta, os pesquisadores recorreram a uma pesquisa/ tese de Sant”Ana (2014) que foi estudada/ investigada bibliograficamente indissociada às atitudes fenomenológicas (FORGHIERI, 2001; PINEL, 2004) de envolvimento existencial com o fenômeno estudado, e indissociando-se a um distanciamento reflexivo. Os marcos teóricos transitam entre autores como Heidegger (2010) e Merleau-Ponty (2011), dentre outros como Rosini, Bernardi. Os resultados (e discussão) indicam a importância do uso de uma ferramenta ou maquinário (ou dispositivo) em Pedagogia Hospitalar, escolar e não escolar, no espaço-tempo denominado brinquedoteca hospitalar, e o quanto tais “coisas” (objetos) compõe o corpo total, dependendo da filosofia entranhada e defendida pelo professor/ educador, o sentido que dá aquilo que é coisa objetal, não neutro, criado pelo humano, algo animado por ele.

Texto completo:

PDF

Referências


BERNARDI, S. T. Utilização de softwares educativos nos processos de alfabetização de ensino e aprendizagem com uma visão psicopedagógica. Revista de educação do IDEAU, v.5, n.10, Jan/Jun, 2010. p. 1-15.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1966.

HENRIQUES, Rafael Paes. Tecnologia, objetividade e superação da metafísica. Vitória: Edufes, 2014.

HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. Petrópolis: Vozes, 2010.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

PINEL, Hiran. Apenas dois rapazes & uma Pedagogia Social; cinema, educação e existencialismo. Vitória: Do autor, 2004.

SANT’ANA, Alex Sandro C. O ser da presença da docência com o dispositivo tablet pc e as teias educacionais de aprendizagens inclusivas na [psico] pedagogia social hospitalar. 2014. 303 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. Sob orientação do professor doutor Hiran Pinel. Disponível em: . Acesso em: 26 nov. 2015.

ROSINI, Alessandro Marco. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. São Paulo: Thomson Learning, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.