A FORMAÇÃO (IM)POSSIBILITADA NA ATUAL CONFORMAÇÃO DA SOCIEDADE: SEMIFORMAÇÃO

Sofia Urt

Resumo


A Educação Profissional, no Brasil, sofreu transformações e redefinições de seus objetivos, ao longo do processo histórico, mas suas propostas educacionais mantêm-se destinadas à reprodução do capital. Porém, de acordo com a lei de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, representantes atuais da oferta pública da educação profissional, preconiza-se a necessidade de se formar cidadãos críticos e emancipados para o mundo do trabalho. Considerando a sociedade atual, referenciada pela ideologia dominante e conformada à lógica capitalista, e o papel que desempenha na formação do indivíduo e na constituição de sua subjetividade, tivemos por objetivo no presente artigo suscitar reflexões sobre a formação (im)possibilitada por essa educação.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 dez. 2008, Seção 1, p. 1.

BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2014.

MAAR, W. L. À guisa de introdução: Adorno e a experiência formativa. In: ADORNO, T. W. Educação e emancipação. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

______. Adorno, semiformação e educação. Educ. Soc., Campinas , v. 24, n. 83, ago. 2003.

MARCUSE, H. Eros e civilização. Uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

ZUIN, A. A. S.; PUCCI, B.; RAMOS-DE-OLIVEIRA, N. Adorno. O poder educativo do pensamento crítico. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.