PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA RÁDIO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NA ADIC-RN.

Edivanaldo Vicente da Silva, Adriano Lopes Gomes

Resumo


Este artigo apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa realizado numa Ong - ADIC-RN – Associação para o desenvolvimento de iniciativas e cidadania do Rio Grande do Norte - sobre práticas educomunicativas com o uso da rádio escolar, com o objetivo de verificar as práticas e atitudes de mediação utilizadas pelo educomunicador na formação da cidadania. Tendo por base uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, através de questionários, entrevistas e observação participante. A partir de referenciais voltados, para a inter-relação entre comunicação e educação, Freire (2004), Kaplún (1996). Além dos processos de educomunicação, Soares (2011), Martín-Barbero (2014), Citelli (2002), fomentados pela ampliação da comunicação no ecossistema do espaço educativo ao estimular habilidades a partir da linguagem radiofônica, considerando a importância desse meio para a formação da cidadania.

Palavras-chave: Educomunicação; Linguagem radiofônica; Rádio escolar.


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