PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA RÁDIO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NA ADIC-RN.
Resumo
Este artigo apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa realizado numa Ong - ADIC-RN – Associação para o desenvolvimento de iniciativas e cidadania do Rio Grande do Norte - sobre práticas educomunicativas com o uso da rádio escolar, com o objetivo de verificar as práticas e atitudes de mediação utilizadas pelo educomunicador na formação da cidadania. Tendo por base uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, através de questionários, entrevistas e observação participante. A partir de referenciais voltados, para a inter-relação entre comunicação e educação, Freire (2004), Kaplún (1996). Além dos processos de educomunicação, Soares (2011), Martín-Barbero (2014), Citelli (2002), fomentados pela ampliação da comunicação no ecossistema do espaço educativo ao estimular habilidades a partir da linguagem radiofônica, considerando a importância desse meio para a formação da cidadania.
Palavras-chave: Educomunicação; Linguagem radiofônica; Rádio escolar.
Texto completo:
PDFReferências
ANDRÉ, Marli Eliza. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
CITELLI, Adilson Odair. Comunicação e educação: a linguagem em movimento. São Paulo: Editora SENAC, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
___________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
GUTIERREZ, Francisco Perèz. Linguagem total: uma pedagogia dos meios de comunicação. Trad. Wladimir Soares. São Paulo: Sumus, 1978.
KAPLÚN, Mário. El comunicador popular. Buenos Aires: Lumen-humanitas, 1996.
LAGO, Claudia. JIMENEZ, Márcia e VICENTE, Eduardo. A Rádio Educomunicativa (tópico: Pedagogia da linguagem radiofônica). Disponível em http://www.educomradio.com.br/centro-oeste/topicos. Acessado em 13 out 2015.
MACHADO, Mônica Pedrosa. A reurbanização da favela do passo da pátria em natal, rio grande do norte, Brasil, como forma de enfrentamento da pobreza. In: II- JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, de 23 a 26 de agosto, 2005, São Luís – MA.
MARCUSHI, Luís Antônio. Da Fala para a Escrita: Atividades de Retextualização. São Paulo: Cortez, 2010.
MARTIN-BARBERO, Jesus. A Comunicação na Educação. São Paulo: Contexto, 2014.
PAIVA, Lara. Um pouquinho do Passo da Pátria. Blog-Brechando, Natal, out.2015. Disponível em: http://www.brechando.com/2015/10/um-pouquinho-do-passo-da-patria/. Acesso em: 15 mai. 2016.
SOARES, Ismar de oliveira. “Comunicação/Educação, a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais”, in Cotato, Brasilia, Ano 1, Nº 1, jan/mar. 1999. p. 57.
___________. Educomunicação: O conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOUZA, Carlos Magno. Passo da Pátria: Um lugar de memórias. Natal: Selo Sarau das Letras, 2014.
SOUZA, Daline Maria. Espaço e reurbanização: uma análise da dinâmica socioespacial do Passo da Pátria (Natal/RN). In: CORADINI, Lisabete; MILLER, Francisca (Org.). Imagem e meio ambiente debates atuais. Natal: EDUFRN, 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.