Apontamentos
- Não há apontamentos.
Alessandra Del Ré
http://orcid.org/0000-0002-2620-0831
UNESP/FCLAr
Brasil
Mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), realizou parte de seu doutoramento na França, na Université René Descartes (Sorbonne/Paris V), e desenvolveu (2008-2009) uma pesquisa de Pós-Doutorado na Université Paris X/MoDyCo/COLAJE. Desde 2004, é docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, exercendo a função de Professor Doutor. Entre outros trabalhos, organizou, com a Profa Dra. Christelle Dodane (França), um número temático sobre aquisição da linguagem para a revista ALFA (v.54, n.2, 2010) e, em 2014, com as Profas. Dras. Marina Mendonça e Luciane de Paula o livro "A linguagem da criança: um olhar bakhtiniano" (Ed. Contexto), resultado de trabalhos de seu grupo de pesquisa na UNESP de Araraquara - onde leciona - em colaboração com os grupos Slovo e GED. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição de língua oral, humor infantil, argumentação, referência, todos eles dentro de uma perspectiva discursiva e dialógica. Desde 2004, desenvolve projetos de pesquisa em colaboração com a Université Paris 3 (Profas Dras. Anne Salazar-Orvig e Aliyah Morgenstern) e Université de Montpellier 3 (Profa. Christelle Dodane). Tem atualmente um projeto com a Profa. Aliyah Morgenstern financiado pela IDEX-Université Paris 3 (Projet RIHA). É líder do Grupo NALingua (CNPq), GEALin (FCLAr), e membro dos GTs de Psicolingüística-ANPOLL (desde 2006), de Argumentação-ANPEPP (desde 2007), dos Grupos COLAJE (França, desde 2008) e DIAREF (França, desde 2009).
Rosângela Nogarini Hilário
http://orcid.org/0000-0001-8515-5666
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/Guarulhos
Graduada em Pegagogia pela UNESP/FCLAr, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma universidade, na área de Aquisição da Linguagem. Concluiu estágio de doutorado na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, sob a direção das professoras Anne Salazar Orvig e Aliyah Morgenstern. Atualmente desenvolve uma pesquisa de pós-doutorado sob a supervisão da Profa. Dra. Márcia Romero, na UNIESP/Guarulhos, acerca da problematização e co-construção dos sentidos em sala de aula nas atividades de compreensão textual. Atua nos grupos de pesquisa NALíngua e GEALin, desenvolvendo junto a esses grupos um trabalho de coleta e transcrição de dados, a fim de constituir um banco de dados longitudinais em português brasileiro a ser disponibilizado na plataforma CHILDES. Tem experiência na área de ensino, tendo atuado como professora tanto no Ensino Fundamental quanto Superior. Tem diversos artigos e capítulos de livro publicados.
Rubens Antonio Rodrigues
http://orcid.org/0000-0003-4301-1204
UNESP/FCLAr
Brasil
Possui graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de
Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo,
(IFSP), Campus de Araraquara (2014) e curso técnico profissionalizante pela Escola Técnica Estadual Doutor Júlio Cardoso - Centro Paula Souza (2006). Atualmente é Técnico em Informática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.