A Querida e o Leitor

Gisela Johann

Resumo


Há 41 anos a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ seleciona obras que são merecedoras do Selo Altamente Recomendável. A escritora Lygia Bojunga, de forma recorrente, tem recebido a láurea. Sua mais recente obra premiada foi Querida, publicada em 2009 e premiada em 2010.  O presente trabalho busca identificar em que medida a obra Querida (2009) dialoga com o leitor, considerando- o pertencente à faixa etária cuja obra foi premiada, aos adolescentes. De fato, para identificar tais aspectos de diálogo (leitor-livro), o presente trabalho considerará a literatura como uma representação simbólica e imaginária das relações sociais, amparando-se nos conceitos e discussões da Sociologia da leitura, bem como, da estética da recepção, a partir daquilo que a obra Querida pressupõe de seu leitor modelo, apontando o que este deve ser capaz de entender para preencher os vazios do texto. Dessa forma, este estudo procura indicar, também, a relevância dos aspectos socioculturais imbricados na construção deste leitor modelo.

Palavras-chave: Querida; Leitor; Lygia Bojunga


Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

BOJUNGA, Lygia. Querida. Rio de janeiro: casa Lygia Bojunga. 1°ed. 2009.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual; tradução Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.

COUTO, Mia. Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

ECO. Humberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das letras, 1994.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução: Cid Knipel. Ed. rev. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

JAMESON, Fredric. Pós-modernidade e sociedade de Consumo. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n°12, PP. 16-26, jun. 1985.

LEAHY-DIOS, Cyana. A educação literária de jovens leitores: motivos e desmotivos. In: RETTENMAIER, MIGUEL; RÖSING, Tania M. K; (Orgs.). Questões de literatura para jovens. Passo Fundo: Universitária, 2005. p.36-56.

LOTTERMANN, Clarice. Escrever para armazenar o tempo: morte e arte na obra de Lygia Bojunga. Cascavel: Edunioeste, 2010.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.