REGIONALISMO E ÉPOCA NA PARAÍBA E EM FORTALEZA: OS QUADRINHOS DOS ANOS 70

Eliane Meire Soares Raslan, Edilene Marçal de Freitas

Resumo


A acerca das linguagens metafóricas e simbólicas utilizadas pelos criadores das histórias em quadrinhos, buscamos os populares gibis na Paraíba e em Fortaleza da década de 70. As teorias de Gilles Deleuze foram utilizadas nesta análise com o objetivo de entender a linguagem utilizada para a disseminação da mensagem dos quadrinhos ao público, observando as palavras utilizadas pelos autores dos mesmos, considerando a imagem como algo que pode interpretado. A partir desses quadrinhos percebemos um universo particular na cabeça do leitor, causando uma identificação linguística, que se comunica com a realidade apresentada, em diversos canais paralelos. O pouco uso de palavras regionalizadas nos quadrinhos remete à mesma estratégia empregada no universo literário, usada com o intuito de gerar uma conexão a um mundo particularizado na cabeça do leitor, enriquecendo a abstração ao confrontá-lo com uma linguagem incomum, coloquial e regionalizada. Os resultados da análise indicam que essa estratégia funciona de maneira potencializada quando aplicada às HQs por se comunicar simultaneamente com todas as linguagens diversas dessa forma de comunicar. 


Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

–––––. A ilha deserta: e outros textos : textos e entrevistas (1953-1974). São Paulo: Iluminuras, 2006a.

–––––. Crítica e clínica. São Paulo: Ed.34,1997.

–––––. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. São Paulo: Graal, 2006b.

–––––. Logica do sentido. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é a filosofia. Rio de Janeiro: Editora 34,1993.

JUNIOR, Gonçalo. A guerra dos Gibis: a formação do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933-64. 1ed. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2004.

LIMA, Weaver. A Grande enciclopédia do quadrinho cearense. 3ª edição. Fortaleza, CE: Editora Monstra, 2010.

MACEDO, José Dionísio Borges de. Rapadura: uma arte que atravessa os tempos. Fonte de renda para a agricultura familiar de Senhor. Socioeconômica, Bahia Agrícola, v.8, n.2, nov. 2008.

RIBEIRO, Izakeline. Herói Voltou. Diário do Nordeste. Rede Globo. Entrevista publicada dia 15 de abril de 2012.

SILVA, César Ricardo. A musa dos quadrinhos, 2011. Site oficial de Emir Ribeiro. Disponível em: . Acesso em 19 de mai.2012


Apontamentos

  • Não há apontamentos.