O CINEMA COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO NA ESCOLA: O PÚBLICO INFANTIL EM QUESTÃO

Rosânia Maria Silvano Bittencourt

Resumo


Trago uma discussão sobre o cinema enquanto recurso pedagógico, metodológico e subjetivo. Abordo as produções cinematográficas para o público infantil, e uma discussão sobre a institucionalização da infância, conceituando o cinema enquanto produção cultural, produto da indústria cultural e espaço de socialização e a criança como ator social e produtora de cultura.  Conclui-se que é urgente repensar os currículos escolares, pois as produções cinematográficas reproduzem as normas sociais.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons: a nova cultura oral. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2004 110 p.

CATELLI, Rosana Elisa. Coleção de imagens: o cinema documentário na perspectiva da Escola Nova, entre os anos de 1920 e 1930. Educação & Sociedade, v. 31, p. 605 - 624, 2010.

COSTA, Marisa Vorraber. SILVEIRA, Rosa Hessel. SOMMER, Luiz Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. n.23,mai/jun/jul/ago. 2003.

CORSO, Josiel e Kaminski. A construção do sujeito por meio d'Os incríveis artefatos da produção cinematográfica. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7, 2006, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 7, 2006. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2014.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FANTIN, Monica. Produção cultural para crianças e o cinema na escola. Anais da 26ª Reunião Anual da ANPED, Poços de Caldas, Milano, 2003.

______. Cinema e Imaginário infantil: a mediação entre o visível e o invisível. Educação e Realidade. 34(2), PP 205-223, mai/ago,2009.

______. Crianças, cinema e educação, além do arco-íris. São Paulo: Annablume, 2011.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Imagens da mídia, educação e experiência. In: FANTIN, Mônica. GIRARDELLO, Gilka (Orgs). Liga, roda, clica: Estudos em mídia, cultura e infância. Campinas, SP: Papirus, 2008.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo, a criança e a educação. São Paulo: Pioneira. 1994.

LOURO, Guacira Lopes. Cinema e sexualidade. Educação e Realidade. 33(1): p. 81-98. Jan/jun, 2008.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

PESQUISADORES DO PPGE/CE/UFSM. Pesquisa intitulada “A Indústria cultural, a infância e a educação”. Disponível em . Acesso em 24/março/2011. Seminário Nacional de Filosofia e Educação; Anais [recurso eletrônico] / II Seminário Nacional de Filosofia e Educação: 27 a 29/09/2006–Santa Maria. FACOS-UFSM, 2006.

SAYÃO, Deborah Thomé. Infância, sexualidade e educação: aspectos das relações entre profissionais e crianças. In: SARTORI, Ari José. BRITTO, Néli Suzana (org). Gênero na educação: espaço para a diversidade. Florianópolis: Genus, 2004.

SANTOS, Jean Isídio dos. O Cinema e a Indústria Cultural. Revista Crítica do Cinema. Ano 01, n. 01, dez. 2006.

SARNENTO. Manoel Jacinto. Os ofícios da Criança. In Congresso Internacional “Os mundos sociais e culturais da infância”, 2000, Braga. Actas... Braga Universidade do Minho, 2000.

SILVA. Cristiani Bereta. SILVA. Cintia Tuler. Formação docente em Gênero e Diversidade na Escola.In: MINELLA. Luzinete Simões. CABRAL. Carla Giovana (Orgs). Práticas Pedagógicas e Emancipação: Gênero e Diversidade na Escola. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2009.

TRUFFAUT, François. O prazer dos olhos, escritos sobre cinema. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1975.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.