EDUCAÇÃO MUSICAL, ARTES E TECNOLOGIA: AS TIC’S COMO COMPLEMENTO E APOIO DO APRENDIZADO ARTÍSTICO-MUSICAL ESCOLAR
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ARROYO, M. - Educação musical na contemporaneidade - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2002.
BARBOSA, A. M. e COUTINHO, R.G - Ensino da arte no Brasil: Aspectos históricos e metodológicos. Cursos de Especialização para o quadro do Magistério da SEESP Ensino Fundamental II e Ensino Médio. São Paulo. UNESP, 2011.
BERTOLETTI, Andréa. Tecnologia digital no ensino da Arte: Perspectivas e desafios. Santa Catarina. NatFap, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC, 1997. (v. Arte).
BRASIL. Ministério da Educação (2001). Portaria 2.253 de 18/10/2001. Diário oficial da União, Brasília, 18/10/2001, seção 1, p. 18. Disponível em HTTP://www.mec.gov.br/home/legislação/default.shtm. Acesso em 23/05/2016.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003.
EVANGELISTA, Carolinne da Silva. O Ensino da Arte através do Computador: Uma Proposta de Prática Pedagógica para o Ensino Fundamental. V Colóquio Internacional: “Educação e Contemporaneidade”, São Cristovão- SE/Brasil, p. 1-16, Setembro de 2011. Disponível em http://educonse.com.br/2011/cdroom/eixo%209/PDF/Microsoft%20Word%20%20O%20ENSINO%20DA%20ARTE%20ATRAVeS%20DO%20COMPUTADOR.pdf – Acesso em 21/05/2016
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: Um ensaio sobre música e educação. 2ª Ed. São Paulo: UNESP; Rio de Janeiro: FUNARTE, 2008.
LITTO, Frederic M. e FORMIGA, Manuel Marcos Maciel.(Orgs) - Educação a distância: O estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
HARDAGH, Claudia Coelho. Redes sociais virtuais: uma proposta de escola expandida. São Paulo: Doutorado em educação PUC, 2009.
SILVA, Luísa Figueiredo do Amaral. Educação integral e Arte/Educação: Concepções, desafios e possibilidades no programa mais educação. Rio de Janeiro – UNIRIO – 2013.
MARCUSSO, Nivaldo Tadeu. EAD e tecnologia no ensino médio. São Paulo: ABED, 2000.
OBLINGER, D.; OBLIGER, J. (eds.) Educating the net generation. Bolder, CO: Educause. Disponível em https://net.educause.edu/ir/library/pdf/pub7101.pdf - Acesso em 16/05/2016.
OLIVEIRA, Erika P. T. Arte.com: Reflexões sobre o ensino de artes visuais e a utilização das tecnologias contemporâneas. Ceará. FGF, 2013. Disponível em http://www.nead.fgf.edu.br/novo/material/monografias_arte_educacao/erika_patricia_teixeira _de_oliveira.pdf Acesso em 24/05/2016.
Philip, Donald (2007) "The Knowledge Building Paradigm: A Model of Learning for Net Generation Students," Innovate: Journal of Online Education: Vol. 3: Iss. 5, Article 1. Available at: http://nsuworks.nova.edu/innovate/vol3/iss5/1 - Disponível em http://nsuworks.nova.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1084&context=innovate – Acesso em 16/05/2016
PRENSKY, M. - Digital Natives, Digital Immigrants - From On the Horizon (MCB University Press, Vol. 9 No. 5, October 2001.
TAPSCOTT, D. Geração digital. São Paulo: Makron Books, 1999.
VARELLA, Péricles Gomes et al. Aprendizagem Colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem: a experiência inédita da PUC-PR. Revista Diálogo Educacional – v. 3, nº 6, p. 11-27, maio/agosto, 2002. Disponível em file:///C:/Users/Al%C3%AA%20Silva/Downloads/dialogo-684.pdf . Acesso em 19/05/2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.