O corpo do aluno especial em uma perspectiva in/excludente do (ser) deficiente em uma escola comum: um estudo reflexivo bibliográfico fenomenológico

Ana Karyne Loureiro Gonçalves Willcox Furley, Dr. Hiran Pinel, Cleyton Santana de Sousa

Resumo


Abordaremos nesse artigo, o aluno especial como (ser-sendo) deficiente na escola comum, em uma perspectiva inclusiva e seu outro lado que se completa, o excludente, tendo como foco seu corpo, tratando-se de uma “investigação reflexiva bibliográfica fenomenológica” (PINEL, 2004, 2016).Trabalharemos com diversos autores como Merleau-Ponty, Freire, Freitas, Foucault etc. Descreveremos o corpo próprio e a conexão entre ser no mundo e mundo vivido, como em Merleau-Ponty, um corpo total sob a égide do neoliberalismos e instituições arcaicas como a escola. Destacaremos a função da escola e seus agentes na importante tarefa que é incluir o aluno especial em sua totalidade. Sendo assim, visamos apresentar a necessidade de profissionais da educação enxergarem além do campo visual e construir novos olhares desnaturalizando barreiras e rompendo conceitos excludentes em uma totalidade de mundo. Um mundo mantido por um status quo que necessita ser afetado por mudanças e quebras de paradigmas donde o corpo seja efetivamente corpo-no-mundo junto aos outros.


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