CORPOS CONSUMISTAS NA ARTE PANÓPTICA CONTEMPORÂNEA

Cristina Fonseca Monteiro

Resumo


O artigo em questão trata de como o homem contemporâneo encontra-se aprisionado pelas práticas capitalistas, pelos moldes corporais da sociedade do consumo, e sua busca fugaz para encontrar sua personalidade e fazer-se nesse mundo fluido, ao mesmo tempo em que se perde em suas tentativas de construção/descontrução. A arte, enquanto propiciadora de saúde e estrutura mental, também servirá como pano de fundo metafórico para darmos a noção estética a essa realidade sem ética, que tem como figura central o indivíduo aprionado num Panóptico de espelhos sem conseguir se ver verdadeiramente.

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BORIS, Georges Daniel Janja Bloc; CESIDIO, Mirella de Holanda. Mulher, corpo e subjetividade: uma análise desde o patriarcado à contemporaneidade. Rev. Mal-Estar Subj., Fortaleza, v. 7, n. 2, set. 2007. Disponível em . acessos em 09 abr. 2013.

CROCCO, F. Georg Lukács e a Reificação: Teoria da Constituição da Realidade Social. Em

. Acesso em 07 de abril de 2013.

DE SANTIS, R. tr. de SBARDELOTTO, M. A filosofia da rotina. Entrevista com Zygmunt Bauman. Em . Acesso em 07 de abril de 2013.

FÉLIX, L. CONSUMO versus CONSUMISMO Zygmunt Bauman. Em: . Acesso em 07 de abril de 2013.

GOLDIM, J. Ética. Em . Acesso em 07 de abril de 2013.

NOLASCO, Sócrates A. Body Modification (BM): o corpo e a experiência de si no contemporâneo. Rev. Mal-Estar Subj., Fortaleza, v. 6, n. 2, set. 2006 . Disponível em . acessos em 09 abr. 2013.

PINTO, P. O Panóptico: Foucault confirma Orwell. Em . Acesso em 07 de abril de 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.