EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS IMPLEMENTADAS PELO PRONATEC

manoel gomes maravalhas, Carla Barbosa de Farias Santos

Resumo


O presente estudo apresentou um panorama histórico sobre a evolução da educação profissional desde o período colonial. Mostrou que as políticas públicas implementadas nos diversos governos consolidaram a fragmentação e estigmatização do ensino para o trabalho ao longo dos tempos. Expôs de forma reflexiva algumas legislações criadas a fim de minimizar a falta de mão de obra, que corroboraram para a mercantilização da educação. Dessa maneira, sob uma análise bibliográfica, defende um ensino integral que contemple a formação humana, científica e tecnológica e que busca dissipar a dualidade estrutural promovida por programas como o PRONATEC. Conclui-se que a criação dessas políticas públicas devem ser direcionadas com critério e clareza a favor da democratização, pois enquanto a educação técnica estiver subordinada aos interesses e às necessidades do capital, qualquer avanço será um retrocesso.

Palavras-chave: educação profissional, políticas públicas e PRONATEC.


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