FACILIDADES DA WEB 2.0 E DA PLATAFORMA MOODLE: O DIA A DIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

manoel gomes maravalhas, Ana Cristina Araujo Nogueirol

Resumo


A sociedade da tecnologia na qual estamos inseridos impõe novos desafios ao cotidiano escolar. Alunos e professores, cada vez mais, se conectam à rede mundial de computadores por diferentes motivos: artigo, estudo, entretenimento, busca de informações. O presente artigo, fruto de uma pesquisa bibliográfica, explora o potencial educativo de recursos e ferramentas existentes na Web e na Moodle. Na Educação a Distância (EaD) ou no Ensino Presencial esses recursos ou ferramentas podem se transformar em instrumentos valiosos que auxiliam o professor ou tutor na criação de diferentes possibilidades para a construção colaborativa de conhecimentos. Aponta também algumas limitações nos dois ambientes virtuais, indicando que a mediação do professor ou tutor é imprescindível para garantir qualidade ao processo educativo. As instituições escolares em nosso país precisam repensar suas práticas e utilizar pedagogicamente as tecnologias disponíveis em nosso tempo, embora muitas já façam uso cotidianamente. Mas, ousados recursos tecnológicos só viabiliza inovação educacional quando ancorado em projetos pedagógicos consistentes e de natureza transformadora.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.