O ORIENTADOR EDUCACIONAL ELENCANDO AS TICs COMO ELO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA

Sirlei Fátima Maciel Lopes

Resumo


O compromisso do Orientador Educacional com os que fazem parte dos segmentos da escola esta ligada pela sua função interativa, na investigação de dados que servirão de suporte no planejamento de ações que contribuam para o sucesso do processo ensino-aprendizagem. Diante disso, este artigo procura evidenciar o papel do Orientador Educacional como um incentivador do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como recurso pedagógico da escola, sem deixar de lado a contextualização quanto a sua pedagogização, para que a aprendizagem construída pelos seus envolvidos seja de qualidade. Como metodologias foram utilizadas as pesquisas bibliográficas e exploratórias, tendo como instrumento de pesquisa a entrevista com quatro pessoas que desempenham a função de Orientador Educacional sob a abrangência da 23ª Coordenadoria Estadual de Educação, situada no Município de Vacaria no Estado do Rio Grande do Sul. Através das entrevistas foi possível perceber que o Orientador Educacional assume a função burocrática no setor de Supervisão Escolar, ficando em segundo plano a função pedagógica pelo fato, na realidade, de não existir esta função específica nas Escolas ficando todo desempenho sob a responsabilidade da Supervisão Pedagógica que conta com um número reduzido de recurso humano neste setor.  Ficou implícita nas falas dos Orientadores Educacionais a necessidade de representar aos professores uma espécie de “autoajuda”. 


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