ANÁLISE DISCURSIVA DA IDENTIDADE VISUAL DA WIKIPÉDIA LUSÓFONA

Márcio José da Silva

Resumo


Neste trabalho apresentamos uma análise discursiva da peça publicitária que é utilizada para representar a identidade visual da Wikipédia lusófona. A fundamentação teórico-metodológica de nossa análise foi elaborada a partir da Análise de Discurso de tradição francesa. Na análise, consideramos não apenas os elementos gráficos e linguísticos que compõem a referida peça publicitária, mas também sua historicidade, ou seja, trata-se aqui de um gesto de leitura-interpretação no qual mobilizamos memórias discursivas que a constituem enquanto texto. Como conclusão, destaca-se o fato de que no funcionamento discursivo da Wikipédia, além de memórias relativas ao discurso das enciclopédias, há fortes atravessamentos de outros discursos, de modo que, apesar de propor um modelo mais democrático de produção, circulação e compartilhamento do conhecimento, seu funcionamento também se inscreve no discurso capitalista, fato que pressupõe processos de subjetivação próprios a este discurso. 


Texto completo:

PDF

Referências


ACHARD, Pierre. Memória e Produção Discursiva do Sentido. In: ACHARD, Pierre et al. Papel da Memória. Tradução e Introdução de José Horta Nunes. Campinas, SP. Ed. Pontes, 1999.

DIAS, Cristiane. Imagens e Metáforas do Mundo. Revista RUA. Nº 15, volume 2. (pp. 15-28), 2009.

GALLO, Solange M. L. Da Escrita à Escritoralidade: um percurso em direção ao autor online. In: RODRIGUES, Eduardo A., SANTOS, Gabriel L. dos e CASTELLO BRANCO, Luiza K. A. (Orgs.) Análise de Discurso no Brasil: pensando o impensado sempre - uma homenagem a Eni Orlandi. Campinas: editora RG. (pp. 411-423), 2011.

LAGAZZI, Suzy. O Recorte e o Entremeio: condições para a materialidade significante. In: RODRIGUES, Eduardo A., SANTOS, Gabriel L. dos e CASTELLO BRANCO, Luiza K. A. (Orgs.). Análise de Discurso no Brasil: pensando o impensado sempre. Uma homenagem a Eni Orlandi. Campinas, SP: Ed. RG, 2011a.

LAGAZZI, Suzy. Análise de Discurso: a materialidade significante na história. In: DI RENZO, A. et al. Linguagem, História e Memória: discursos em movimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011b.

ORLANDI, Eni P. Texto e Discurso. In: Revista Organon. Revista do Instituto de Letras da UFRGS. V. 9, nº 23. (pp. 109-116), 1995.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Ed. Pontes, 8ª edição, 2009.

ORLANDI, Eni P. Discurso em Análise: sujeito, sentido, ideologia. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso - uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 1988.

PÊCHEUX, Michel. O Discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução: Eni P. Orlandi. Campinas-SP: Ed. Pontes, 1990.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.