WAYBACK MACHINE: INTERFACES ENTRE A PRODUÇÃO DE MEMÓRIA E A PRODUÇÃO DE PRESENÇA
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
CICERO. De oratore: books 1-2. Cambridge: Harvard University Press, 1967.
COLOMBO, Fausto. Os arquivos imperfeitos: memória social e cultura eletrônica. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.
ERNST, Wolfgang. Digital memory and the archive. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013.
FELINTO, Erick. ‘Materialidades da Comunicação’: por um novo lugar da matéria na teoria da comunicação. Ciberlegenda, n. 05, jan. 2001.
______; PEREIRA, Vinicius. A vida dos objetos: um diálogo com o pensamento das materialidades. Contemporanea, v. 3, n. 1, p. 75-94, jan.-jun. 2005.
FISCHER, Gustavo. Do audiovisual confinado às audiovisualidades soterradas em interfaces enunciadoras de memória. In: KILPP, Suzana et al. Tecnocultura audiovisual: temas, metodologias e questões de pesquisa. Porto Alegre: Sulina, 2015.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. In 1926: living at the edge of time. Cambridge: Harvard University Press, 1997.
______. Production of presence: what meaning cannot convey. Stanford: Stanford University Press, 2004.
JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
LEÃO, Lúcia. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Editora Iluminuras, 2005.
MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge: MIT Press, 2001.
MCPHERSON, Tara. Reload: liveness, mobility and the web. In: CHUN, Wendy; KEENAN, Thomas. New media, old media. New York: Routledge, 2006.
PEREIRA, Vinicius. Estendendo McLuhan: da aldeia à teia global - comunicação, memória e tecnologia. Porto Alegre: Sulina, 2011.
______. Linguagens midiáticas, entretenimento e multissensorialidade na cultura digital. In: REGIS, Fátima et al. Tecnologias de comunicação e cognição. Porto Alegre: Sulina, 2012.
PFEIFFER, K. Ludwig. The materiality of communication. In: GUMBRECHT, Hans Ulrich; ______. Materialities of communication. Stanford: Stanford University Press, 1994.
SOBCHACK, Vivian. The scene of the screen: envisioning cinematic and “electronic” presence. In: GUMBRECHT, Hans Ulrich; PFEIFFER, K. Ludwig. Materialities of communication. Stanford: Stanford University Press, 1994.
YATES, Frances. The art of memory. London: Routledge, 1999.
Apontamentos
- Não há apontamentos.