LINGUAGEM E SUAS INTERFACES NA COMPLEXIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
Estuda-se como são aplicadas, na prática do professor, as tendências pedagógicas, considerando-se a linguagem e a interação como fundamentos teóricos e metodológicos que sustentam o fazer pedagógico. O objetivo é discutir a relação entre a tendência pedagógica crítica social dos conteúdos e as linguagens, e como essa tendência pode colaborar para a interação e para o ensino de qualidade almejado pela sociedade. Fomentam-se debates sobre possíveis contribuições para a solução dos problemas socioeducacionais atuais. Articula-se ao conjunto de debates sobre a importância da tendência pedagógica crítica social dos conteúdos e sua interação com a linguagem, como condição necessária e indispensável na organização do planejamento e da prática do professor, considerados como aspectos principais a serem enfrentados para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem. Evidencia-se a necessidade de o educador diversificar sua prática pedagógica, utilizando-se das múltiplas linguagens no processo de ensino-aprendizagem, tomando como exemplos as linguagens cênicas, agregando teatro, música, poesia, conto e a fábula para fomentar a criatividade, criticidade e desenvolvimento social dos educandos. Para se encaminhar essa discussão, utilizou-se como metodologia a Revisão de Literatura, a qual possibilitou o conhecimento temático abordado para se compreender as questões sobre a complexidade da prática pedagógica comprometida com as linguagens e suas interfaces aos contextos socioeducacionais.
Texto completo:
PDFReferências
BAKHTIM, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
_____. Os gêneros do discurso. In:Estética da criação verbal. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
GUIMARÃES; Joabson; DOURADO, Marcondes Dourado; SANTIAGO, Rita Cristina. A complexidade da sala de aula. In: Artefactum - Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia. ANO VIII, n° 02, 2016, p. 3.
Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2016.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica e luta de classe. Editora Associados
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítica social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 1994.
VYGOTSKY, Lev. Semenavich. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998a.
VIGOTSKII, Lev Semenavich; LURIA, Alexander Romanovich; ALEX, N. Leontiev. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 6. ed. Trad. por Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Editora da Universidade, 1998b.
Apontamentos
- Não há apontamentos.