UM ESTUDO SOBRE A DANÇA COMO MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO DE AUTOESTIMA
Resumo
Todas as ciências humanas são unânimes em afirmar que a autoestima se trata de uma qualidade de quem se valoriza, se contenta com o seu modo de ser, demonstrando, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos. Destas questões emergenciais surgiu a indagação de como, e se, a dança pode proporcionar mecanismos de autoeficácia, permitindo assim, o alcance da autoestima no universo feminino. Este trabalho se justifica por discutir questões relevantes na atualidade, e de interesse de profissionais de várias áreas. Neste contexto, a pesquisa teve por objetivos identificar e analisar como a dança pode ativar os mecanismos de manifestação da autoestima da mulher. Utilizou-se aulas de Dança Fitness para coleta de dados, e o grupo focal foi constituído por 70 mulheres, praticantes da modalidade há pelo menos um ano, seguindo os moldes estruturais de uma aula convencional. Concluiu-se que a dança é uma excelente ferramenta de construção da autoestima, proporcionando à mulher se enxergar, através da imagem subjetiva, o que é criado pelo entendimento do próprio corpo no espaço, e pelas opiniões advindas de terceiros, trazendo bom humor e sensação de bem-estar.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, C. M.; DAL-LIN, A.; CAGNATO, E. V. Avaliação da atitude e autoeficácia: O olhar da psicologia educacional na disciplina Educação Física. In: Congresso Nacional de Educação, Curitiba, 2011.
BARROS, M.; SANTOS, A. C. B. Por dentro da autoeficácia: um estudo sobre seus fundamentos teóricos, suas fontes e conceitos correlatos. Revista Espaço Acadêmico, v. 10, n. 112, 2010. Disponível em: < http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/issue/view/435>. Acesso em: 10 set. 2017.
FERRAZ, S. B.; SERRALTA, F. B. O impacto da cirurgia plástica na auto-estima. Estud. Pesqui. Psicol, v. 7, n. 3, p. 167-174, 2007.
FLORES, M. L. A dança e seus benefícios. 2002. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2017.
FRAQUELLI, A. A. A relação entre auto-estima, auto-imagem e qualidade de vida em idosos participantes de uma oficina de inclusão digital. Porto Alegre, 2008. 104 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Instituto de Geriatria e Gerontologia, PUCRS, Porto Alegre, 2008.
GUISELINI, M, A. Exercícios Aeróbicos: Teoria e prática no treinamento personalizado e em grupo. São Paulo: Phorte, 2007.
HUTZ, C. S.; ZANON, C. Revisão da adaptação, validação e normatização da escala de autoestima de Rosenberg. Aval. psicol., Porto Alegre, v. 10, n.1, 2011.
KITZINGER, J. Focus groups with users and providers of health care. In: POPE, C.; MAYS, N. (Org.). Qualitative research in health care. 2. ed. London: BMJ Books, 2000.
MELLO, F.; BURD, M. Psicossomática Hoje. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MONTENEGRO, Z. M. C. Prática regular da dança: Relação com qualidade de vida, autoimagem, autoestima e sintomas depressivos em mulheres pós-menopáusica de um grupo de convivência. 2014. Tese. 100 f. (Doutorado em Gerontologia Biomédica) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
MORGAN, D. L. Focus group as qualitative research. 1 ed. London: Sage, 1997.
MOTTA, M. A. M.; MOTTA, S. M.; LIBERALI, R. A motivação e a autoestima de adolescentes em um projeto de dança. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 11, n. 2, p.161-174, 2012.
NASCIMENTO, T. A.; TOLOCKA, R. E. Autoeficácia, atividades físicas e pré-escolares. Pensar a Prática, v. 18,n. 2, p.108-117, 2015.
SILVA, D.; REGO, C. M.; VALENTE, A.; FARIA, M.; DIAS, C.; AZEVEDO, L. F.; MARTINS, C.; GUERRA, A. Avaliação da insatisfação corporal e da autoestima em crianças e adolescentes com diagnostico de obesidade vs uma comunidade escolar. Revista Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, v.1, p.23-31, 2009.
VARREGOSO, M, I, R, P. Construção, aplicação e demonstração da eficácia de um programa de dança tradicional portuguesa para idosos. 2004. 406 f. Dissertação (Doutorado em Motricidade Humana na Especialidade de Dança) - Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. 2004.
Apontamentos
- Não há apontamentos.