BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS COMO INSTRUMENTOS DE ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DAS LINGUAGENS CORPORAIS: QUANTIFICAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DESSES RECURSOS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O desenvolvimento do ser humano, em particular da criança, depende especialmente da estimulação recebida. Nesse contexto, o desenvolvimento da linguagem corporal é especialmente beneficiada pela interação da criança com os brinquedos pedagógicos ao longo de toda a infância. Os brinquedos pedagógicos representam o principal recurso existente durante o brincar. No entanto, suas adequadas características qualitativas e quantitativas representam condições necessárias para que se alcance as metas de estímulo ao desenvolvimento da criança. A proposta do presente estudo foi identificar em uma escola de uma rede municipal de ensino a existência, frequência de uso, quantidade, conservação e armazenamento de diferentes categorias de brinquedos pedagógicos. Em adição, as razões pelas quais os mesmos estimulam o desenvolvimento e as diferentes linguagens corporais de crianças foram exploradas. Foi utilizada uma ficha de avaliação e registro padronizada. Os resultados demonstraram a existência de brinquedos de apenas 10 das 16 categorias investigadas, predominantemente em bom estado de conservação e bem armazenados, porém com baixa frequência de uso.
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PDFReferências
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