A LINGUAGEM DOS EDIFÍCIOS: MAPEAMENTO TECNOLÓGICO DO PROCESSO DE PROJETO DO EDIFÍCIO ROCHAVERÁ CORPORATE TOWERS

Débora Cristina Souza Olevate, Túlio Márcio de Salles Tiburcio

Resumo


As tecnologias destinadas aos sistemas operacionais dos edifícios estão cada dia mais presentes no desenvolvimento da construção civil e podem colaborar para a redução de gastos das edificações, o menor impacto ao meio ambiente e a integração dos sistemas prediais. Neste contexto, encontram-se os edifícios inteligentes, dotados de tecnologias operacionais e caracterizados pela complexidade do seu processo projetual. Esta pesquisa visa investigar o processo de projeto do edifício Rochaverá Corporate Towers, em São Paulo, classificado como inteligente de acordo com as características adotadas para este estudo. Este artigo faz parte de pesquisa de mestrado e apresenta resultados parciais. De acordo com a literatura, os conceitos de integração do processo de projeto tendem a reduzir os imprevistos, originando projetos com desenvolvimento compartilhado entre diferentes profissionais. Elaborados de forma conjunta e participativa, esse processo assegura mais qualidade ao projeto e ao produto arquitetônico. A metodologia inclui um estudo de caso de um edifício concebido com a abordagem de inteligência para mapear o processo de projeto e identificar tecnologias inseridas no edifício; e entrevistas com profissionais que participaram da concepção dos projetos e construção deste edifício. Este artigo apresenta parte dos resultados apresentados na dissertação de mestrado e confirma que a principal particularidade do processo de projeto do Edifício Rochaverá Corporate Towers é o compartilhamento do projeto entre diferentes profissionais desde as fases iniciais do processo, gerando soluções mais interessantes de projeto. Constatou-se que projetos bem desenvolvidos, detalhados, de forma eficiente desde o início do processo, originam obras mais objetivas e econômicas. Esta pesquisa traz contribuições para o estudo do processo de projeto por ter seu aprofundamento em um edifício brasileiro, o que desperta a discussão sobre a realidade arquitetônica e tecnológica brasileira diante de outros países e favorece o conhecimento no âmbito da produção arquitetônica e qualidade dos edifícios aqui produzidos.


Texto completo:

PDF

Referências


BAGATELLI, R. Edifícios de Alto Desempenho: conceito e proposição de recomendações de projeto. 2002. 198 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Espirito Santo/Centro Tecnológico, Vitória, ES, 2002.

BARBOSA, L. A. G. Edificações Inteligentes: Conceitos e considerações para o Projeto de Arquitetura. 2006. 114f. Dissertação (mestrado). UFRJ, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura. Rio de Janeiro, 2006.

CLEMENTS-CROOME, D. J.; CHEN, Z.; HONG, J.; LI, H.; XU, Q. A Review of Quantitative Approaches to Intelligent Building Assessment. Renewable Energy Resources and a Greener Future, Vol.VIII-6-2. ICEBO2006, Shenzhen, China, 2006.

FABRICIO, M. M. Projeto simultâneo na Construção de Edifícios. Tese apresentada ao Curso de Doutorado em Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

MARTINS, R. M. de P. Análise do Processo de Projeto de Reformas e Edificações em Universidade Pública. 20014. 176f. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós Graduação em Construção Civil. Belo Horizonte, 2014.

MELHADO, S. B. Qualidade do projeto na construção de edifícios: aplicação ao caso dasempresas de incorporação e construção. 1994, Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 1994.

MOGHADDAM, M. F. Evaluating Intelligence In Intelligent Buildings Case Studies In Turkey. Middle East Technical University, 2012.

PÁDUA, I. H. de. Caracterização de Edifícios Inteligentes: um caso exemplo. 2006. 110f. Dissertação (mestrado). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica. Belo Horizonte, 2006.

VERSOLATO, B. Ineditismo na ponta do lápis. Revista Arquitetura & Construção /Especial Construção Sustentável. São Paulo, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.