A importância da ludicidade no pensamento de Jean-Jacques Rousseau e o seu Emílio: o brincar como instrumento de aprendizagem, trazendo-o para contemporaneidade

ana karyne loureiro

Resumo


A proposta do artigo é descrever compreensivamente a importância do pensamento do filósofo e pedagogo genebrino Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) acerca da ludicidade, do brinquedo e do brincar, inclusive o jogo (que traz a lume a ideia de regra) para a aprendizagem (e desenvolvimento) da criança na sua obra “Emílio ou Da educação”. A metodologia utilizada foi o estudo fenomenológica pela da leitura de textos bibliográficos (ROUSSEAU, 2017). Traça então uma ligação desse renomado autor do século XVIII com teóricos contemporâneos como Brougère (1995), Cunha (2007), Lovisaro (2011), Friedmann (2017) e Kishimoto (1996) que podem estar contribuindo para reflexões na qual o brincar e a ludicidade são ferramentas essenciais para a autonomia na infância. Concluiu-se que a ludicidade não pode ser tratada como fenômeno isolado, e sim como instrumento (ou processo vivido) de aprendizagem e potencializador da infância, e foca na valorização do adulto na mediação no lúdico como destaca Rousseau, na produção discursiva de Martins e Dalbosco (2013).


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Referências


BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1995.

CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. 4ª ed. São Paulo: Aquariana, 2007.

CUNHA, Nylse Helena Silva; CASTRO, Iracy M. Correa e. Sidepe Sistema de Estimulação Pré-Escolar. São Paulo: Cortez, 1981.

DICIONÁRIO online de português. Dicio. Disponível em: https://www.dicio.com.br/ [Acesso em: 28 de Dezembro de 2017].

KISHIMOTO, Tizuco M. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 5ª Edição. São Paulo: Cortez, 2001.

LOVISARO, Martha. Psicomotricidade aplicada à escola: guia prático de prevenção das dificuldades de aprendizagem. 2ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

MARTINS, Maurício Rebelo; DALBOSCO, Claudio A. Rousseau e a primeira infância. Filosofia e Educação. Volume 4, Número 2. Outubro de 2012 – Março de 2013. p. 82-99. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635425/3218 [Avesso em: 06 de junho de 2017]

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio, ou, Da educação. São Paulo: Edipro, 2017.


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