PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO HOSPITALAR: UM CASO FENOMENOLÓGICO-EXPLORATÓRIO DE UMA CRIANÇA CEGA DEVIDO A UM CRANIOFARINGIOMA

HEDLAMAR FERNANDES SILVA LIMA

Resumo


Este artigo visa a descrever compreensivamente duas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos autores junto a um menino de seis anos de idade, autonomeado “Naruto”, que possui um complexo e raro quadro clínico denominado craniofaringioma. A partir de um estudo exploratório de orientação fenomenológica, foi possível descrever, analisar e refletir sobre a prática educativa realizada com os educandos dentro do ambiente hospitalar. Os resultados apontam que o uso de práticas pedagógicas envolvendo a tecnologia e o desenho livre tornam-se ferramentas de relevância fundamental na construção do conhecimento do educando, contribuindo para interação social da criança internada e fortalecendo as relações interpessoais entre ela e o outro.

PALAVRAS­CHAVE: Classe Hospitalar; Educação Inclusiva; Práticas Educativas


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Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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