Visão sobre o mundo flutuante ukiyo-e

Beatriz Rocha Lagoa

Resumo


O presente artigo remete à assimilação temática e técnica das xilogravuras japonesas – ukiyo-e – por parte de alguns artistas europeus na segunda metade do século XIX e início do século XX. Em foco a relação entre tradição e modernidade, a partir da elucidação dos aspectos plásticos e filosóficos que permeiam essas estampas. Considera-se no presente texto a possível relação do pensamento budista com o sublime romântico, repercutindo na obra dos artistas citados.


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Referências


BENJAMIN, W. Conceito de crítica de arte no Romantismo alemão. São Paulo: Editora Iluminuras, 1999.

TRUNGPA, Chögyam. Além do materialismo espiritual. São Paulo: Editora Cultrix, 1973.

LYOTARD, Jean François. Le sublime et l´avant garde. Paris: Klincksieck, 1971. In: BRUM, J.T. Visões do sublime: de Kant a Lyotard. In: Kant, crítica e modernidade na estética. São Paulo, SENAC, 1999, pp. 63-64.


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