Visão sobre o mundo flutuante ukiyo-e
Resumo
O presente artigo remete à assimilação temática e técnica das xilogravuras japonesas – ukiyo-e – por parte de alguns artistas europeus na segunda metade do século XIX e início do século XX. Em foco a relação entre tradição e modernidade, a partir da elucidação dos aspectos plásticos e filosóficos que permeiam essas estampas. Considera-se no presente texto a possível relação do pensamento budista com o sublime romântico, repercutindo na obra dos artistas citados.
Texto completo:
PDFReferências
BENJAMIN, W. Conceito de crítica de arte no Romantismo alemão. São Paulo: Editora Iluminuras, 1999.
TRUNGPA, Chögyam. Além do materialismo espiritual. São Paulo: Editora Cultrix, 1973.
LYOTARD, Jean François. Le sublime et l´avant garde. Paris: Klincksieck, 1971. In: BRUM, J.T. Visões do sublime: de Kant a Lyotard. In: Kant, crítica e modernidade na estética. São Paulo, SENAC, 1999, pp. 63-64.
Apontamentos
- Não há apontamentos.