O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DO APRENDIZ

Wagner Costa

Resumo


É consensual entre professores de várias áreas, níveis e diferentes redes de ensino a constatação de que o bom desempenho escolar do aluno está diretamente ligado à sua proficiência linguística. O desenvolvimento dessa habilidade em comunicar-se ocorre por meio de um conjunto de interações sociais, fora e dentro da escola. Em múltiplos contextos, lê-se e se escreve nas várias disciplinas, o que favorece conjuntamente a construção da competência comunicativa do aprendiz. Partindo dessa premissa, o caráter interdisciplinar do desenvolvimento dessa competência, analisaremos atividades de leitura e interpretação em um caderno pedagógico da disciplina Matemática da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, adotaremos como conceitos centrais o de “competência comunicativa”, tal como alinhavado pelo norteador de prática pedagógica MultiRio (2007), o de “leitura”, tendo como base Jean Foucambert (1994) e de “interdisciplinaridade”, como definido por Ferreira (2002).


Texto completo:

PDF

Referências


BLOOM. P. ET AL. Taxionomia de objetivos educacionais e domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1973.

COLL, POZO, SARABIA & VALLS. Os conteúdos na reforma – ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes médicas, 2000.

FAZENDA, Ivani (org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2002.

FERREIRA, Maria Elisa. Ciência e interdisciplinaridade. In: Práticas Interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2002.

FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes médicas, 1994.

PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. M8 Ginásio Carioca. Rio de Janeiro: Ediouro, 2016. Disponível em Acesso em 18/10/2017.

______. M9 Ginásio Carioca. Rio de Janeiro: Ediouro, 2016. Disponível em Disponível em 18/10/2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.