A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

manoel gomes maravalhas, Ana Lucia Gomes Maravalhas

Resumo


Pretendemos abordar neste artigo as nuances que permeiam os processos estruturais da formação docente vinculada a EaD. Sendo assim, devemos ter a ideia de que ao adentrarmos nesta seara de discussão, temos que ter claro que em alguns momentos agir como professor e/ou aluno será uma constante troca posicional, pois em capacitações direcionadas a professores isto constitui um grande campo a ser compreendido. Dito isso, pretendemos complementar, instigando a reflexão sobre quais as posturas a serem adotadas pelos professores que ensinam aos professores que aprendem e vice-versa.


Texto completo:

PDF

Referências


BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

CASTILHO, Ricardo. Ensino a distância: EAD: interatividade e método. São Paulo: Atlas, 2011.

DIAS, Rosilâna Aparecida; LEITE, Lígia Silva. Educação a distância: da legislação ao pedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (orgs.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FREITAS, Katia Siqueira de. Um panorama geral sobre a história do ensino a distância. Disponível em: < http://www.proged.ufba.br/EaD/EAD%2057-68.pdf> Acesso em: 05 julho 2013.

GOUVÊA, Guaracira; OLIVEIRA, Carmen Irene. Educação a distância na formação de professores: viabilidades, potencialidades e limites. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2006.

MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD: a educação a distância hoje. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MILL, Daniel. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas, SP: Papirus, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.