A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Pretendemos abordar neste artigo as nuances que permeiam os processos estruturais da formação docente vinculada a EaD. Sendo assim, devemos ter a ideia de que ao adentrarmos nesta seara de discussão, temos que ter claro que em alguns momentos agir como professor e/ou aluno será uma constante troca posicional, pois em capacitações direcionadas a professores isto constitui um grande campo a ser compreendido. Dito isso, pretendemos complementar, instigando a reflexão sobre quais as posturas a serem adotadas pelos professores que ensinam aos professores que aprendem e vice-versa.
Texto completo:
PDFReferências
BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
CASTILHO, Ricardo. Ensino a distância: EAD: interatividade e método. São Paulo: Atlas, 2011.
DIAS, Rosilâna Aparecida; LEITE, Lígia Silva. Educação a distância: da legislação ao pedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (orgs.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FREITAS, Katia Siqueira de. Um panorama geral sobre a história do ensino a distância. Disponível em: < http://www.proged.ufba.br/EaD/EAD%2057-68.pdf> Acesso em: 05 julho 2013.
GOUVÊA, Guaracira; OLIVEIRA, Carmen Irene. Educação a distância na formação de professores: viabilidades, potencialidades e limites. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2006.
MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD: a educação a distância hoje. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MILL, Daniel. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas, SP: Papirus, 2012.
Apontamentos
- Não há apontamentos.