Proposta de um Sistema para Ensino de Métodos Matemáticos em Computação

ANTONIO CARLOS BENTO, Claudio Silva Ferreira, David Souza Alves, Jardel Araújo Marinho, José Carmino Gomes Júnior

Resumo


Este trabalho apresenta uma proposta de sistema para auxiliar estudantes no aprendizado e fixação de conhecimento referentes a métodos matemáticos voltados à computação. Utilizando um levantamento de dados realizado em uma universidade particular na cidade de São Paulo, no período de 2018, foi identificada a dificuldade dos discentes ao desenvolverem os seus estudos sobre alguns tópicos matemáticos em computação, tais como: Teorema de Laplace e Regra de Sarrus, estas dificuldades envolvem a realização e autocorreção de exercícios, os quais se mostraram ser uma barreira no processo de aprendizagem, dada essa constatação, o sistema proposto neste trabalho, tem como principal objetivo minimizar esse problema, oferecendo uma ferramenta para correção de exercícios, que apresenta não apenas o resultado, mas também o caminho para alcançá-lo. Os resultados alcançados permitiram apresentar uma solução que contribuiu para o ensino e aprendizado no desenvolvimento de métodos matemáticos em computação.

Texto completo:

PDF

Referências


Bacich, L.; Tanzi NETO, A.; Trevisani, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

Bates, Tony. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.

Bento, Antonio C. (2017). Uma Proposta para Criação de Artigos Acadêmicos Utilizando Métodos e Técnicas de Gestão Estratégica de Negócios e T.I. ARTEFACTUM - Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia. v 15. n.2. Rio de Janeiro. ISSN: 1984-3852

Bento, Antonio C.; Santos, Norberto. Guia Prático de Orientações de T.C.C. para T.I. Ed. Amazon KDP. 1º ed. V. 1. Estados Unidos. 2016. 9788591701278

Bezerra, Eduardo. Princípios de análise e projeto de sistemas com UML. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

Bona, C. Avaliação de Processos de Software: um estudo de caso em XP e Iconix. Florianópolis, Brasil: Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

Chaiben, H. Inteligência Artificial na Educação. Disponível em: . Acesso em: 12 maio. 2017.

Chinen, A. A B. et al. Netedu – Um Ambiente Computacional Para O Mapeamento Do Conhecimento Do Estudante. Nuevas ideas en Informática Educativa, v. 2, n. 2007, p. 25–36, 2007. ISBN: 9563104307.

Deitel, H. M.; Deitel, P. J. Java, Como Programar. 8.ed. São Paulo: Pearson, 2010.

Eco, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução de Gilson Cesar Cardoso de Souza. 24. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

Fragoso, Suely; Recuero, Raquel; Amaral, Adriana. Métodos de pesquisa para Internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

Krawczyk, N. R. O Plano de Desenvolvimento da Educação. Cadernos de Pesquisa, v. 38, p. 200, 2008. ISSN: 0100-1574

Marconi, M.; Lakatos, E. (2017). Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo, Brasil: Ed. Atlas, 2017. ISBN: 9788597010664.

Mattar, João. Interatividade e Aprendizagem. Educação a Distância. Capítulo 16. 2009.

Melaré, Daniela. Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

Russel, S.; Norvig, P. Artificial Intelligence: A Modern Approach. 3. ed. New Jersey, USA: Prentice Hall, 2010. p. 1152 ISBN: 0136042597 ISSN: 0269- 8889

Salomon, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 12. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. (Ensino Superior).

Silva, Cassandra Ribeiro de O. Metodologia e Organização do Projeto de Pesquisa – Guia Prático. Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará. Ed. da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. Ceará. 2004.

Sommerville, Ian. Engenharia de software. 9.ed. Pearson. 2011. p.19-24.

Ruggiero, Marcia A. Gomes e Lopes, Vera Lúcia da Rocha. Cálculo Numérico aspectos teóricos e computacionais. 2.ed. Pearson: São Paulo, 2010.

Pastana, Claudionor de Oliveira e Neide, Italo Gabriel. A integração do ensino de funções trigonométricas e movimento harmônico simples por meio do software Modellus. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2017, vol.40, n.1. Disponivel em:

. Epub Aug 03, 2017. ISSN 1806-1117.

Ricoy, María Carmen; Couto, Maria João V. S.. As TIC no ensino secundário na matemática em portugal: a perspectiva dos professores. Relime [online]. 2011, vol.14, n.1, p.95-119. Disponivel em: . ISSN 2007-6819.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.