MEMES, EDUCAÇÃO E CULTURA DE COMPARTILHAMENTO NAS REDES SOCIAIS

Andréa Villela Mafra da Silva

Resumo


O artigo tem como proposta desenvolver uma reflexão sobre a linguagem memética nas redes sociais na internet, como meios de apropriação tecnológica e de cultura de compartilhamento de mensagens. Na primeira seção introduzo a temática estabelecendo diálogo com alguns autores. Na segunda seção busco  discutir a linguagem memética com discurso próprio capaz de mobilizar grandes grupos no compartilhamento das informações e que, portanto, não deve ser desvinculada das práticas educativas. Na terceira seção, trago como exemplo específico algumas páginas do Facebook para problematizar como estas informações produzidas e/ou replicadas (aqui entendidas como os dados das publicações e as trocas de mensagens entre os usuários)  têm promovido o surgimento de uma nova forma de linguagem - os memes. A metodologia utilizada neste texto está fundamentada na análise crítica do discurso formulada por Norman Fairclough (1995, 2001). Por  fim, concluo que os memes podem ser considerados como recursos pedagógicos a serem apropriados e reapropriados, didaticamente, dando origem a novas  formas de linguagem, permitindo ao usuário ações de entretenimento e de mediação cultural.

 

Palavras-chave: Redes Sociais; Facebook; Tecnologias; Análise crítica do discurso; Cultura do compartilhamento.


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