PERCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE O ENSINO DO PORTUGUÊS ESCRITO COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS

Hector Renan da Silveira Calixto, Huber Kline Guedes Lobato

Resumo


Este estudo originou-se do seguinte questionamento: quais as percepções de futuros professores de língua portuguesa (LP) sobre o ensino do português escrito como segunda língua (L2) para surdos? Assim, se tem como objetivos no presente estudo: identificar e caracterizar o perfil dos futuros professores de LP; e analisar as percepções desses futuros professores de LP a respeito do ensino do português escrito como segunda língua para surdos. Como metodologia foi utilizado um estudo de caso, junto a futuros professores de LP de uma turma do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), durante o desenvolvimento da disciplina “Língua Portuguesa Escrita para Surdos”. Participaram da pesquisa 20 sujeitos, professores em formação do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do PARFOR de uma Universidade Federal. Assim, a partir dos dados coletados, evidencia-se que, para os futuros professores de língua portuguesa, é relevante a possibilidade de avanço na aprendizagem da docência, apontando para a importância de ter contato, na formação inicial, com estratégias para o ensino de alunos surdos. Ressalta-se também a pouca carga horária das disciplinas que tratam dessa temática. Percebe-se a relevância de estratégias de ensino diferenciadas voltadas à língua portuguesa para surdos, e ainda se aponta para a necessidade dessas estratégias explorarem uma didática visual, assim como um processo de avaliação diferenciado, levando em conta a língua portuguesa escrita como L2.

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Referências


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